Dicas para Concursos -

O que mais cai em concurso público

O que mais cai em concurso público

Para aqueles que já se decidiram e vão se dedicar aos estudos para passar em um concurso público para seguir carreira de servidor, uma pergunta sempre aparece: O que mais cai em concurso público? Quais as matérias são mais cobradas? A resposta dessa pergunta não é certa, pois cada concurso abrange uma área ou exige o estudo de matérias específicas, mas com certeza alguns conteúdos devem ser estudados com mais atenção.

Então por onde devo começar?

Como sempre falamos aqui no blog, você deve sempre começar lendo o edital do concurso com atenção. É lá que vão estar descritos e especificados todos os conteúdos que podem cair na prova do concurso. Como, geralmente, os concurseiros já estão estudando antes mesmo do edital abrir, baseie-se no edital anterior. E se estiver difícil encontrá-lo, você pode começar seus estudos pelas matérias que certamente não ficaram de fora dessa prova.

Duas matérias são nossas companheiras desde o tempo da escola: o Português e a Matemática. Essas matérias caem com frequência em concursos públicos. Por isso, separamos alguns pontos de destaque para te ajudar nos estudos.

Não sabe o que estudar? Confira o pacote com assuntos básicos de concursos

Língua Portuguesa

Todos os concursos públicos no Brasil tem prova de língua portuguesa. E os pontos que costumam ser cobrados são:

Interpretação de texto – já falamos para vocês em outro artigo sobre a importância de se conseguir interpretar um texto e garantir uma boa prova, lembra? A interpretação de textos, praticamente, cai todas as provas de concursos públicos. O objetivo principal da banca é avaliar a capacidade de leitura e compreensão do candidato. Existem uma variedade grande na formatação das questões de interpretação. Essa matéria cai nos concursos públicos também com o uso de histórias em quadrinhos, gráficos e outros tipos de material

Ortografia – parece básico, mas não é. Nossa língua é cheia de regras, palavras semelhantes, que muitas vezes são usadas como pegadinhas pela banca, justamente por esse é um dos assuntos que mais caem em concurso público. Hoje, ainda temos a cobrança das regras do Novo Acordo Ortográfico, por isso, se você saiu da escola já há algum tempo, vale a pena dedicar um tempo a esse assunto.

Gramática – assim como a ortografia, a gramática é a base do conhecimento da língua e é importante ter domínio sobre ela. Conhecer bem a gramática, ajuda inclusive na hora de interpretar um texto. Gramática com certeza é um dos assuntos que mais cai nos concursos. Dentro da gramática estão temas como conjugação verbal, plural, uso de adjetivos e substantivos, etc.

Matemática

Nós sabemos que essa matéria assusta muita gente desde os tempos da escola, mas ela ainda é cobrada em muitos concursos, principalmente seus conceitos básico. Na hora de estudar matemática, certifique-se do que o edital pede, mas procure conhecer bem as operações básicas da matemática. Regras de três, probabilidade e estatística são três dos assuntos que mais estão presentes no certame. Outro ponto muito importante dentro da matéria e que precisa ser exercitado é o seu raciocínio lógico. Nessas questões é que a capacidade de raciocinar logicamente de um candidato é avaliada.

...

Assinatura ANUAL do Estratégia! Estude para qualquer concurso sem preocupação!

Economize dinheiro com assinaturas válidas por até dois anos de acesso a todos os cursos.

Outras matérias muito comuns em concursos públicos:

Atualidades e Conhecimentos Gerais

Essa matéria vai avaliar como o candidato acompanha a história do Brasil e do Mundo. Se ele se mantém bem informado e atualizado sobre o que está acontecendo. Portanto, para se dar bem nessas questões, leia muito. Mas preste atenção: escolha muito bem sua fonte de leitura. Opte por jornais e revistas que tenham uma boa reputação, um texto bem escrito e não publique informações pessoais do jornalista ou inverdades.

Direito

O Direito é uma das matérias especificas mais cobradas em concursos público no Brasil. A matéria é fundamental para alguns cargos de servidores públicos tanto de áreas administrativas quanto cargos ligados diretamente a área jurídica. Como essa é também uma das matérias que mais assusta os concurseiros, fizemos um artigo específico para te ajudar com os estudos de Direito Administrativo ou Constitucional.

dicas para concursos

Conteúdo relacionado

Concursos por estado