Dicas para Concursos -

Quer Seguir A Carreira De Bombeiro Militar? Aprenda A Se Preparar Para O Concurso

Quer Seguir A Carreira De Bombeiro Militar? Aprenda A Se Preparar Para O Concurso

Apesar de 2018 está chegando ao fim, continua repleto de concursos previstos e em andamento.

Grande parte desses certames estão relacionados a Carreira Militar (Federal e Estadual), representando uma ótima notícia para os que almejam seguir a carreira de Bombeiro Militar.

Atualmente, muitas pessoas se inscrevem em concursos militares desejando ingressar nas corporações de Bombeiro Militar de vários estados.

Servir como bombeiro representa um plano de carreira muito recompensador. Não há muitas carreiras que sejam tão recompensadoras quanto a de bombeiro militar.

A melhor razão para ser bombeiro é salvar vidas. Não há nada mais gratificante do que ajudar outras pessoas. Especialmente quando se trata de salvar suas vidas.

...

Assinatura ANUAL do Estratégia! Estude para qualquer concurso sem preocupação!

Economize dinheiro com assinaturas válidas por até dois anos de acesso a todos os cursos.

Enquanto servir como bombeiro militar, você consegue fazer isso: desde prevenir pequenas lesões, até prevenir a morte.

Você se torna uma parte muito importante da comunidade. Nós não poderíamos funcionar como uma sociedade sem os bombeiros militares.

Contudo, mesmo para quem sempre desejou ser um bombeiro militar, é comum que muitas dúvidas apareçam no momento em que se resolve seguir em direção a essa profissão.

O que Faz um Bombeiro Militar?

Os bombeiros são os principais responsáveis ​​por combater a incêndios, prevenir e atuar em acidentes e outros incidentes em que à vida e à propriedade são colocados em riscos.

Os principais deveres de um bombeiro militar são ajudar a proteger a comunidade em situações de emergência. Os bombeiros respondem a uma grande variedade de chamadas, como acidentes de carro, vazamentos de produtos químicos, inundações, resgate em casos de afogamento e resgate geral, bem como incêndios.

Além disso, com o treinamento que envolve curso de Primeiros Socorros, os bombeiros podem prestar primeiros socorros até a chegada de uma equipe médica.

Além de atender chamadas de emergência e resgatar pessoas e animais de situações de risco de vida, o trabalho envolve:

  • Atuar no combate a incêndios e salvamentos em geral;
  • Promover a segurança contra incêndios através de palestras direcionadas a comunidade;
  • Inspecionar os padrões de segurança em propriedades comerciais e residenciais;
  • Trabalhar em conjunto com a Polícia Militar e com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência;
...

Assinatura ANUAL do Estratégia! Estude para qualquer concurso sem preocupação!

Economize dinheiro com assinaturas válidas por até dois anos de acesso a todos os cursos.

Como Se Tornar Um Bombeiro Militar?

Para se tornar um Bombeiro Militar, é necessário prestar um Concurso Público.

O governo estadual é o responsável pelo Corpo de Bombeiros Militar. Dessa maneira, não é possível traçar um “único padrão” com relação as exigências de qualificação para se tornar um bombeiro militar, variando de acordo com o estado, bem como com o edital vigente relacionado ao certame.

Para ingressar na carreira como Bombeiro Militar, existem duas formas de ingresso no qual o candidato precisa escolher: Soldado Combatente e Oficial Bombeiro.

Entre essas, a forma de ingresso com um maior número de vagas (e, consequentemente, um maior número de inscritos) é para o cargo de Soldado Combatente. Para se tornar um Soldado Combatente do Corpo de Bombeiros Militar não é exigida – na maioria dos casos – curso de formação superior.

Após a aprovação no Certame, o candidato precisa passar por um Curso de Formação de Praças (Ou Curso de Formação de Soldados), com duração de 6 meses a 1 ano, onde aprenderá disciplinas referentes ao trabalho como bombeiro.

Já para o cargo de Oficial Bombeiro, muitos estados exigem que o candidato possua Curso de Formação Superior. Além disso, após a aprovação, é necessário que o candidato passe por um Curso de Formação com duração de 3 anos.

De qualquer maneira, independente do Cargo escolhido (Soldado Combatente ou Oficial Bombeiro), se faz necessário uma preparação para um Concurso Público.

Diferentemente da maioria dos Concursos Públicos, um certame para Instituição Militar é recheado de algumas fases. Saiba mais sobre elas nos próximos tópicos.

Como Funciona O Concurso Para Bombeiro Militar?

Geralmente, os concursos para Bombeiro Militar possuem cinco fases: Prova Teórica Objetiva (E Discursiva, em alguns certames), Exame de Saúde, Teste de Aptidão Física, Exame Psicotécnico e Investigação Social.

Essas fases podem ser distribuídas da seguinte forma:

  • Prova Objetiva e Discursiva (em alguns certames), de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da Banca Organizadora do Concurso;
  • Avaliação médica das condições de saúde física, de caráter eliminatório, de responsabilidade da Banca Organizadora do Concurso;
  • Teste de aptidão física, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar;
  • Avaliação médica das condições de saúde mental, de caráter eliminatório, de responsabilidade da Banca Organizadora do Concurso;
  • Comprovação documental e investigação social, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar.

A prova teórica objetiva possui a finalidade de testar os conhecimentos básicos do candidato, abordando, muitas vezes, o conteúdo programático do Ensino Médio - com exceção de alguns estados que exigem nível superior.

...

Assinatura ANUAL do Estratégia! Estude para qualquer concurso sem preocupação!

Economize dinheiro com assinaturas válidas por até dois anos de acesso a todos os cursos.

Após a aplicação dessa prova, o número de candidatos classificados para a próxima fase do concurso é convocado para a apresentação de exames de saúde (como eletrocardiograma, hemograma, teste ergométrico, etc.).

É importante que o candidato se programe financeiramente para essa fase, visto que os exames devem ser pagos por ele mesmo. Além disso, essa fase apresenta um caráter eliminatório, visto que possui a capacidade de apresentar problemas de saúde incompatíveis com o serviço como Bombeiro Militar.

Os candidatos que passarem essa fase são direcionados para o Teste de Aptidão Física - TAF. Os exercícios cobrados, geralmente, são a corrida de 12 minutos, flexões de braço, abdominais, natação, bem como outros exercícios relacionados.

O exame psicotécnico tem a finalidade de avaliar o perfil psicológico do candidato, e a investigação social busca apurar a conduta social e os antecedentes criminais dos futuros Militares.

Como Funciona O Curso De Formação Para Bombeiro Militar?

Os cursos de formação variam de acordo com o cargo concorrido.

Soldado Combatente

Para o cargo de Soldado, o curso se chama CFP (Curso de Formação de Praças) e possui a máxima de um ano. Durante esse tempo, o Soldado Aluno é formado e aprende diversas disciplinas técnico-profissionais e militares.

Após a formação, o Soldado Aluno é promovido a Soldado 1ª Classe e passa a concorrer à carreira de Praça Combatente.

Oficial Bombeiro

Nesse caso, o curso se chama CFO (Curso de Formação de Oficiais) e possui a duração de 3 anos integrais, em que o Cadete (nomeação do Aluno do CFO) é imerso em uma rotina intensa de treinamentos, estudos e atividades.

Após formado, o Cadete é promovido a Aspirante-a-oficial, devendo cumprir um estágio de 6 meses para ser promovido a 2º Tenente.

Quer saber mais sobre Concursos Militares? Clique aqui e fique de olho nas novidades sobre concursos no Brasil todo.

Conteúdo relacionado

Concursos por estado