Dicas para Concursos -

Como estudar na mesa da cozinha

Como estudar na mesa da cozinha

O projeto de estudo para concursos sempre acaba envolvendo o resto da família, mais ainda quando se usa um cômodo compartilhado. A gente está sempre aqui falando da importância de ter um “cantinho de estudos”, que nada mais é do que um lugar que você utiliza só com o propósito de estudar, mas a gente sabe que nem todos os estudantes têm essa possibilidade. Há estudantes que dividem a mesa de estudo com irmãos, estudantes que trabalham na mesa que estudam e estudantes que, por questão de espaço, só tem a mesa da cozinha para estudar.

Acreditamos que a gente vive em uma Era em que, tendo conexão de internet, todo mundo pode estudar qualquer coisa. Não é porque você não tem um espaço só para estudar que você vai desanimar ou deixar seu sonho de lado. Por isso, trouxemos dicas para que você consiga estudar em qualquer espaço. Até mesmo na mesa da cozinha, se for esse o único lugar que você tem disponível.

Dialogue com sua família

Quando não há disponibilidade de um cantinho específico para estudar, provavelmente o espaço utilizado pra estudos será também utilizado por outras pessoas. Seja no caso de você estar usando uma escrivaninha que é dividida entre você e seu irmão, ou nos casos mais drásticos de ter que estudar na mesa em que são feitas refeições, entenda que as outras pessoas vão ter o uso daquele espaço prejudicado. Por isso, as pessoas com quem você partilha o espaço precisam entender o que está acontecendo. No momento em que você decide começar a estudar com regularidade com algum fim específico (concurso, vestibular, aprender uma língua, etc.), é muito importante que você sente com seus pais, filhos, marido, avós e explique que isso é um projeto importante, que talvez cause alguns inconvenientes para a família, mas que vai ser para o bem de todo mundo. Peça a colaboração deles, mas antes faça-os entender porque aquela colaboração é necessária.

Você não pode se apropriar de um espaço que toda a família usa para estudar, não dar satisfação para ninguém e achar que as pessoas não devem se incomodar com isso. Ter essa conversa é uma dica simples mais é a mais importante para fazer que sua empreitada dê certo.

...

Assinatura ANUAL do Estratégia! Estude para qualquer concurso sem preocupação!

Economize dinheiro com assinaturas válidas por até dois anos de acesso a todos os cursos.

Escolha bem o horário de estudo

Evite horários em que muitas pessoas circulem onde você estuda. Se você vai estudar na cozinha, é crucial compreender que não dá para estudar enquanto as pessoas estão fazendo refeições ou cozinhando. Se a sua família é daquelas que faz 6 refeições ao dia e que não sai da cozinha, é necessário o diálogo. De repente eles podem lanchar na sala. A partir do diálogo, organize alguns horários que não tenha tanta circulação ali e em que se tenha tranquilidade para estudar. Se a sua família é grande, sempre vai ter alguém ali pegando um copo d’água, mas nada que te atrapalhe muito.

Seja integro

Integridade tem a ver com ter uma conduta ética. Você é íntegro quando é honesto, faz aquilo que você prega e não age de forma oportunista.

Você age de forma oportunista, por exemplo, quando você pede que a sua família faça silêncio para você estudar e passa o tempo todo vendo seu feed no Instagram. Às vezes você não faz isso com a intenção de ludibriar a sua família, mas essa é a impressão que eles vão ter de você. Se você pediu o uso do espaço para estudar durante uma tarde, e está tendo dificuldade para se concentrar, lembre-se do voto de confiança que a sua família está lhe dando. Mesmo assim está muito difícil? Então seja honesto consigo e com os outros. Agradeça a confiança da sua família e explique que você não vai estudar no momento combinado, pois está cansado demais.

Quando você é uma pessoa íntegra, você inspira confiança. Se as pessoas que dividem a casa com você veem o seu esforço e dedicação, é mais provável que elas acreditem no seu projeto. No entanto, se elas verem que você mesmo não está comprometido com aquilo, vai ser difícil ter o apoio deles.

Se eles não diminuem o barulho, diminua você

Compre um protetor auricular. Existem opções de todos os valores. Os de espuma são mais baratos, podem ser encontrados em farmácias e o valor é aproximadamente de cinco reais. Eles não duram muito tempo e devem ser descartados após poucos usos. Ao invés desses da farmácia, achamos mais adequados aqueles que você compre em lojas de equipamento de proteção individual. Tem um modelo de silicone que vem acoplado a uma cordinha e tem nível de proteção de por volta de 16 decibéis. Custa mais ou menos o mesmo preço dos que você encontra na farmácia e é lavável.

Esses dois primeiros modelos devem ser inseridos no ouvido, por isso recomendamos que você procure na internet a forma correta de inseri-lo. Também não é recomendável usá-los com muita frequência, já que eles podem causar acúmulo de cera, mas é interessante tê-los para os dias em que a família estiver especialmente barulhenta.

Uma outra opção é o modelo tipo “concha”. Esse fica por fora da orelha, como um headphone e custa na faixa de 40 reais. A proteção varia de acordo com o fabricante e o modelo, mas costuma ser de mais ou menos 20 decibéis.

Transforme o ambiente em uma mesa de estudos

A ideia dessa dica é fazer que o seu cérebro pare de associar aquele espaço com o lugar de fazer refeições e ressignificá-lo como o lugar de estudar.

Enquanto você está estudando, ainda que seja na cozinha, aquele lugar é o seu cantinho de estudos, então tome medidas físicas para que ali se pareça menos com um lugar em que você come e mais com um cantinho de estudos. Não é complicado, tá? Se tiver uma fruteira na mesa, você pode tira-la para colocar seu porta lápis e alguns livros. Pronto, já está feita a diferenciação e o seu cérebro vai entender que quando o porta-lápis está ali, aquele é o lugar de estudar.

Não coma enquanto estuda

É o seguinte, você vai estar na cozinha e vai parecer inofensivo abrir a geladeira e pegar um iogurte, mas resista a essa tentação. Você não pode tratar a geladeira como o Instagram, que você abre toda vez que está difícil de manter a concentração.

Para evitar que isso aconteça, tenha horários rígidos para estudar e para fazer refeições. Se você não tiver horários rígidos para fazer refeições, vai acontecer com frequência de sentir fome enquanto estuda. Definir horários para comer ajuda a inibir os lanchinhos, aparentemente inofensivos, que tiram o seu foco e atrapalham a sua dieta.

...

Assinatura ANUAL do Estratégia! Estude para qualquer concurso sem preocupação!

Economize dinheiro com assinaturas válidas por até dois anos de acesso a todos os cursos.

Foco no objetivo

Consideramos as nossas dicas muito poderosas para quem deseja estudar para concurso e não tem o seu próprio cantinho de estudo. No entanto, além de todas as nossas dicas para conseguir estudar na cozinha com sucesso, você precisa ter certeza do que você quer. Seja o seu objetivo passar em um concurso público, no vestibular dos seus sonhos, ou somente se sair melhor na escola, para superar os desafios é necessário concentrar-se nas coisas positivas que o estudo pode trazer para sua vida.

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a melhorar seus resultados nos estudos. Se essas dicas foram úteis, envia esse texto para um amigo estudante que está precisando aprender a estudar melhor.

Até a próxima! 😊

Dicas de Estudo

Conteúdo relacionado

Concursos por estado