Como encontrar concursos públicos menos concorridos em 2018
Dicas Para Concursos -

Como encontrar concursos públicos menos concorridos em 2018

Com a atual situação financeira e a crise que assola o Brasil, o número de pessoas interessadas nas vagas de concursos públicos é cada vez maior e a concorrência só aumenta. Felizmente, cada vez mais, novos Concursos Públicos têm editais abertos para completar o quadro de funcionários públicos ou servir para cadastro de reserva. Hoje, são aproximadamente 20 mil vagas abertas. Mesmo assim, o número de vagas é bem menor que o número de candidatos.

A dedicação dos candidatos deve crescer também. Não existe moleza, nem mamata. Concurso público exige esforço e estudo da parte dos candidatos. Mas, para aqueles que desejam a aprovação “com uma certa urgência”, vale a pena mirar em concursos que conhecidamente têm concorrência baixa. É claro que não existe concurso sem concorrência, mas algumas pessoas não sabem que existem concursos que, por estarem fora dos holofotes, são menos concorridos.

Quanto mais famoso for o concurso, mais gente estará interessada nele. Ou seja, concursos de órgãos com mais visibilidade, do Governo Federal ou Estadual, costumam ser muito mais concorridos do que os concursos municipais, por exemplo. Existe, por tanto, um gargalo que pouca gente conhece.

O que você precisa saber para encontrar um concurso menos concorrido

Se você procura por um concurso com baixa concorrência, antes de se inscrever em qualquer um, verifique alguns pontos importantes. Essas dicas vão indicar se esse concurso é mais ou menos concorrido!

Para começar, precisamos que você desconstrua um mito muito comum na cabeça dos concurseiros. É o mito de que, maior o número de vagas, mais fácil será a aprovação naquele concurso. Isso não é verdade! Mais vagas não são sinônimo de baixa concorrência!

Não está no gibi a quantidade de concurseiro desavisado que mira no concurso com muitas vagas achando que vai ser moleza. Não será. Provavelmente será pior, pois muitas vagas atraem muitos concorrentes.

Por isso, a primeira coisa que você NÃO VAI FAZER se estiver a procura de concursos menos concorridos é crescer os olhos quando observar que um concurso tem muitas vagas.

Partindo dessa premissa, agora vamos aos fatores que são indicativos que um concurso tem baixa concorrência.

Especialização

Geralmente, os concursos com menor concorrência são aqueles para atuações mais específicas. O que isso quer dizer? Quer dizer que as vagas abertas, na maioria das vezes, têm requisitos especiais ou exigem alguma formação um pouco mais incomum.

Um concurso de técnico para judiciário (que exige somente o ensino médio), por exemplo, provavelmente será mais concorrido do que um concurso de apoio especializado na área de programação. Isso porque o número de pessoas que possuem ensino médio completo é muito maior do que o número de pessoas que tem formação técnica em programação.

Se você tem alguma formação do gênero, isso é um ponto positivo! Você poderá procurar concursos na sua área, que serão menos concorridos que concursos genéricos. Mas se você já não tem essa formação, dependendo da especificidade exigida, nem sempre vale a pena estudar e se preparar para esses tipos de concursos público. Muitas vezes, o tempo que você levará para aprender as matérias específicas será grande e você pode usá-lo para estudar e reforçar outros conteúdos menos complexos.

Quer dicas e informações exclusivas sobre Concursos Públicos?

Localidade

Sinto informar, mas quem só considera fazer concurso para a cidade de São Paulo ou qualquer outro grande centro urbano, deve se preparar para uma concorrência grande!

Se a remuneração vale a pena, considere a possibilidade de se deslocar para outra cidade sozinho ou com sua família.

Antes de se inscrever, verifique se há possibilidade de transferência para outra cidade e qual o tempo mínimo deve ficar ali.

Se você estiver aberto a mudanças, vai ficar mais fácil passar em um concurso público. Além disso, tenho notícia de alguns concurseiros que fizeram concurso para o interior vislumbrando uma transferência, mas que se apaixonaram pela cidade em que foram alocados. O interior pode reservar uma boa surpresa!

Confira a localidade do concurso e a disponibilidade de transferência depois.

Menos vagas

Esse é um fator interessante. Existem concursos que oferecem uma grande quantidade de vagas e atraem muitos candidatos. No entanto, outros concursos oferecem pouquíssimas vagas e uma grande quantidade de concurseiros não se arrisca nesses concursos públicos. Por causa disso, a concorrência acaba ficando menor e as suas chances de ser aprovado pode crescer.

Além disso, existem os concursos que são abertos para compor o cadastro de reserva, e, como não são vagas abertas ainda, atraem menos concorrentes. Está se perguntando porque fazer um concurso para cadastro de reserva? Simples, você não precisa fazer só esse concurso. Já que está estudando e este é um concurso menos concorrido, pode ser uma boa oportunidade de ser aprovado em um concurso público e ser chamado para trabalhar assim que a vaga for aberta.

Não subestime os municípios

Invista nos concursos de municípios. Muita gente pensa que os salários não são tão altos como os oferecidos em concursos públicos do Estado ou do Governo Federal, mas nem sempre isso é verdade.

Com o intuito de atrair candidatos para preencher as vagas abertas, existem bons salários em concursos municipais. E, acredite, há grande variedade de vagas no âmbito municipal.

A taxa de inscrição para esses concursos também costuma ser menor.

Não está convencido? Considere que a vida em cidades menores é mais tranquila e barata, possibilitando melhor qualidade de vida.

A pressão no trabalho também costuma ser menor em cargos municipais do que em cargos federais, e você vai poder exercer sua função mais tranquilo.

Dicas adicionais:

  • Mantenha-se atento às datas de início e fim das inscrições,
  • Pesquise concursos com frequência,
  • Estude por provas anteriores,

Essas foram algumas dicas para você buscar por concursos que sejam menos concorridos, mas a despeito da concorrência, os fatores mais importantes continuam sendo sua dedicação e seu esforço!

Exemplo de concursos menos concorridos:

BNDES - Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social

O concurso para o BNDES é um dos que não crescem os olhos de muitos dos concurseiros. Isso acontece principalmente por duas razões. A primeira, é porque o BNDES faz concurso para o cadastro de reserva.

Agências Reguladores

Essas seleções para agências reguladoras do governo federal costumam ter baixa concorrência. Geralmente, isso se dá em razão do conteúdo programático, que cobra especificidades de que poucas pessoas têm conhecimento prévio. Portanto, prepare-se para estudar matérias muito diversas daquilo que você está acostumado. Definitivamente, você terá que estudar, além da lei que cria a agência, algumas outras leis específicas. Talvez tenha que estudar até mesmo algumas resoluções internas da agência.

Algumas sugestões de agências reguladoras.

  • ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar
  • Ancine - Agência Nacional do Cinema
  • Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações
  • Anel - Agência Nacional de Energia Elétrica

** Clique aqui para acessar cursos para a ANS **

FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos

Nunca ouviu falar na FINEP? Trata-se de uma empresa pública brasileira vinculada a pasta do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. É uma empresa de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas e universidades.

Área Ambiental

Mais uma vez, por conta da especificidade do tema, os concursos para essas áreas não são tão procurados e acabam tendo baixa concorrência. Exemplos:

  • Institulo Chico Mendes
  • ANA
  • IBAMA

Clique aqui para acessar cursos para o IBAMA

Biblioteca Nacional

A biblioteca nacional é uma oportunidade especialmente boa para aqueles que têm formações específicas, já que oferece cargos como o de “arquivista” e “bibliotecário”. Os salários não são tão atrativos, mas pode ser uma boa opção para ter uma certa estabilidade enquanto estuda para outros cargos.

Quer dicas e informações exclusivas sobre Concursos Públicos?

Conteúdo relacionado

Concursos Militares: Como Estudar Sozinho?

Concursos Militares: Como Estudar Sozinho?

Concursos Militares: Como Estudar Sozinho? “É possível ser aprovado estudando apenas em casa?” Essa é uma das perguntas que grande parte dos concurseiros iniciantes se fazem. Felizmente, a resposta para essa questão é: Sim, é possível! Todos já lemos ou ouvimos histórias sobre servidores públicos que realizaram a preparação em casa, sozinhos. E os concursos militares não passam longe dessa realidade. E, por incrível que pareça, aqueles que realizam tal façanha não são gênios ou possuem uma inteligência sobrenatural.

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber No dia 14/07/2017, foi publicada a Lei 13.467⁄17. Ela é responsável por modificar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis 6.019 (3 de janeiro de 1974), 8.036 (11 de maio de 1990), e 8.212 (24 de julho de 1991). Essa Reforma Trabalhista veio junto com muitas modificações no ordenamento justrabalhista nacional.

Porque você não é aprovado em nenhum concurso público

Porque você não é aprovado em nenhum concurso público

Não passou no Concurso Público? Leia esse artigo e descubra o que falta para a sua aprovação!  Não ser aprovado em um Concurso Público é um assunto desconfortável para muitas pessoas. Aquele “_Passou?_” dos amigos e familiares costuma ser bastante doloroso para quem se dedicou e, mesmo assim, não conseguiu a sonhada aprovação. A verdade é que, hoje em dia, está cada vez mais difícil ingressar no setor público.