Dicas Para Concursos -

Como estudar português para concursos públicos

A vida de quem estuda para concurso público é dura. São muitos assuntos gerais e também específicos que um concurseiro precisa saber. No entanto, um desses assuntos é obrigatório em qualquer concurso público no Brasil. Estamos falando da língua portuguesa.

Nós todos estudamos português desde pequenos, afinal é a língua madre de nosso país. Sabemos o quão detalhado e minuscioso pode ser o estudo do português. Por esse motivo, a Próximo Concurso preparou um artigo com dicas de como estudar português para concursos. Preparados?

Separe os assuntos conteúdo

O primeiro passo para conseguir abranger toda a matéria é separar os assuntos de português para o concurso que você vai prestar. Todas as provas de português para concursos de nível médio ou superior são divididas em duas partes principais: a interpretação de texto e a gramática.

Interpretação de texto

Saber interpretar o texto de uma prova de concurso de forma correta é um grande passo para lograr êxito no exame.

Antes de começar a ler o texto a ser interpretado, leia todas as perguntas referentes a este, dessa forma você vai conseguir identificar mais facilmente as respostas que precisa enquanto lê o texto. Conhecendo as perguntas, vai poupar tempo de prova e muito provavelmente encontrará as respostas que precisa antes mesmo de chegar ao final da leitura. Mesmo que já tenha encontrado as respostas de que necessita, continue a ler o texto com atenção e procute identificar as ideias principais.

A partir daí, tem-se meio caminho andado para conseguir responder as perguntas com sucesso. Uma dica legal é sublinhar os trechos onde você encontrar dados importantes para suas respostas.

Gramática

Para a maioria das pessoas, é a parte mais chata, mas, para se sair bem na prova de português de um concurso público, vai precisar estudar gramática sim. Diferente da interpretação de texto, a gramática tem muito conteúdo. Separe cada um deles e só pule para o próximo assunto quando o anterior já estiver bem claro para você. Para que você não perca tempo, antes de começar a estudar para um concurso público, verifique o que o edital está dizendo, quais matérias podem cair na prova. Dê uma olhada em provas anteriores, identifique os assuntos que mais caem e aqueles que você tem mais dificuldade. Dessa forma você vai conseguir otimizar seu tempo e focar seus estudos.

Outras dicas valiosas para estudar português para concurso:

  • Alie os estudos de outras matérias com o Português: Caso esteja fazendo um concurso para Direito, leia mais textos relacionados ao tema e preste atenção, por exemplo, no vocabulário utilizado, na sintaxe, etc.
  • Crie o hábito da leitura: só assim você vai conseguir melhorar a qualidade e a velocidade da sua leitura. Além disso, conseguirá compreender melhor o texto, o que vai te ajudar a fazer uma boa prova de interpretação.
  • Pesquise os assuntos mais cobrados: Um macete de português para concurso é fazer uma pesquisa para descobrir quais os assuntos que mais caem nas provas de concurso público no Brasil.

Atenção!

A Atenção é fundamental na hora de fazer a prova de português do concurso. Nossa língua é cheia de palavras parecidas, verbos irregulares e muitos detalhes que precisam de atenção para não passarem despercebidos. Agora que você já sabe desses macetes de português para concurso é hora de começar a estudar para valer!

Quer dicas e informações exclusivas sobre Concursos Públicos?

Conteúdo relacionado

Concursos Militares: Como Estudar Sozinho?

Concursos Militares: Como Estudar Sozinho?

Concursos Militares: Como Estudar Sozinho? “É possível ser aprovado estudando apenas em casa?” Essa é uma das perguntas que grande parte dos concurseiros iniciantes se fazem. Felizmente, a resposta para essa questão é: Sim, é possível! Todos já lemos ou ouvimos histórias sobre servidores públicos que realizaram a preparação em casa, sozinhos. E os concursos militares não passam longe dessa realidade. E, por incrível que pareça, aqueles que realizam tal façanha não são gênios ou possuem uma inteligência sobrenatural.

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber No dia 14/07/2017, foi publicada a Lei 13.467⁄17. Ela é responsável por modificar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis 6.019 (3 de janeiro de 1974), 8.036 (11 de maio de 1990), e 8.212 (24 de julho de 1991). Essa Reforma Trabalhista veio junto com muitas modificações no ordenamento justrabalhista nacional.

Porque você não é aprovado em nenhum concurso público

Porque você não é aprovado em nenhum concurso público

Não passou no Concurso Público? Leia esse artigo e descubra o que falta para a sua aprovação!  Não ser aprovado em um Concurso Público é um assunto desconfortável para muitas pessoas. Aquele “_Passou?_” dos amigos e familiares costuma ser bastante doloroso para quem se dedicou e, mesmo assim, não conseguiu a sonhada aprovação. A verdade é que, hoje em dia, está cada vez mais difícil ingressar no setor público.