Como estudar sozinho para concursos
Dicas Para Concursos -

Como estudar sozinho para concursos

Algumas pessoas são autodidatas naturalmente e têm facilidade - e até preferem - estudar por conta própria. Essa, infelizmente, não é a realidade da maioria de nós. Passamos nossa vida na escola e faculdade baseando nosso aprendizado na orientação de um professor especializado no tema.

Ao estudar para concursos, somos obrigados a desenvolver o autodidatismo. Aí que o “bicho pega”! Muitos concurseiros desistem do sonho, pois se consideram “incapazes” de aprender algo sozinho.

A Próximo Concurso vai acabar com seus problemas! Chega de dúvidas! Organizamos um verdadeiro Guia para estudar para concursos públicos sozinho. Confira abaixo!

As dicas passadas aqui são voltadas para concurso público, mas esse mesmo método pode ser usado para várias outros propósitos. Por exemplo, se você está estudando para vestibular ou mesmo tentando aprender uma nova língua, é recomendável implementar essas mesmas táticas.

Estudar para concurso sozinho = ser seu próprio professor

Para estudar sozinho para concursos públicos, é necessário que você tome responsabilidade pelos seus estudos. Parece simples, e deveria ser, mas muitas pessoas têm dificuldade com isso.

Quando se faz cursinho preparatório, tem-se um horário pré-definido para comparecer as aulas e estudar, tem-se um material selecionado para os estudos, tem-se professores que orientam o seu caminho pela matéria; enfim, existem outras pessoas que cuidam de guiar os estudos. A sua única preocupação é o estudo. Já quem opta por estudar sozinho será responsável por todas essas tarefas de “backstage” que podem parecer chatas ou inúteis, mas são muito importantes para que seu estudo evolua bem.

Para dar conta disso, por tanto, existem duas qualidades que consideramos essenciais para o concurseiro que quer estudar sozinho para concurso público:

Organização

A organização e planejamento precisam anteceder seus estudos. Estabeleça um horário para estudar, um cronograma de revisão e não se esqueça de separar algum tempo para resolver exercícios.

Arrume o seu local de estudos e providencie todos os materiais necessários para sua saga. O conhecimento não vai nascer por geração espontânea na sua cabeça, por isso, ainda que você esteja estudando sozinho para concurso, será necessário selecionar um material para lhe acompanhar nessa empreitada . Não menospreze essa tarefa. O material pode ser responsável pelo seu sucesso, assim como, quando mal escolhido, pode ser responsável pelo seu fracasso.

Disciplina

Provavelmente, a lição mais importante que você deverá aprender ao estudar sozinho é disciplina! Se você quer estudar sozinho para concurso, tenha em mente que não vai ter ninguém pegando no seu pé para que você estude. Você precisa ser essa pessoa! Por isso respeite o seu horário de estudo e o seu planejamento. Seja alguém disciplinado.

Não grave! Aprenda!

Para estudar sozinho, em se tratando de concursos públicos, é muito importante que você comece a entender a matéria que estuda. Entender, é diferente de gravar. Gravar a matéria pode funcionar se você está estudando na véspera de uma prova, mas gravar não é aprender. Para aprender algo, você precisa entender de verdade, e então, jamais esquecerá!

Para isso, leia o assunto com atenção. Se não entender de primeira, leia outras vezes. Se ainda sim restarem dúvidas, pesquise mais sobre o assunto, leia de outras fontes e pergunte a colegas. Caso a dúvida persista, é válido procurar um professor. Vários professores ficam felizes em responder dúvidas de estudantes pela internet.

O que você não deve fazer de forma alguma é ignorar uma parte da matéria só porque parece difícil. Isso é o primeiro passo para fracassar! Além disso, quando você finalmente entender a parte da matéria que estava tirando seu sono, a satisfação será grande. Experimente!

Progrida aos poucos

Já dissemos aqui que você precisa entender ao invés de gravar. Mas como fazer isso com a quantidade massacrante de matéria que é objeto de certames públicos? Ora, por mais que você esteja ávido por conhecimento e intente ser aprovado em um concurso público “para ontem”, não há jeito de aprender tudo quanto é coisa ao mesmo tempo!

A dica da Próximo Concurso é não tentar aprender tudo de uma vez. A sua matéria é como um prato de comida muito gostoso (e também grande) que você deve comer aos poucos para não passar mal. Se dê um tempo para “digerir” a matéria.

Se em uma disciplina você precisa aprender dez conceitos diferentes, tente aprender os dois mais importantes hoje e aprenda os outros mais tarde com um pouco mais de calma. Resolva exercícios sobre aquilo que você já aprendeu para fixar bem a matéria antes de pular para a próxima parte.

Faça provas antigas

É imprescindível que você faça exercícios de provas antigas. Se você estiver estudando por um bom material, provavelmente já terá questões secionadas para acompanhar seus estudos.

Além de simplesmente fazer os exercícios, procure fazer as provas por completo. Procure provas antigas de concursos para o cargo que você almeja e resolva. Não é difícil encontrar provas de concursos passados na internet, mas, para facilitar, selecionamos esse link aqui . Dê preferência a provas da mesma banca que será responsável pelo concurso que você prestará.

Quando for resolver essas provas, não recorra a ajuda de ninguém! Tente fazer isso sem procurar em seus cadernos, livros, apostilas ou na internet. Faça com o conhecimento adquirido até então, assim, você terá a oportunidade de analisar com clareza suas deficiências e o que precisa ser melhorado em seus estudos.

Depois de fazer a prova sozinho, reveja as questões que você errou ou teve dificuldade para acertar e foque seus estudos nesses pontos da matéria. Faça isso tantas vezes quanto possível.

Desenvolva o hábito da leitura

Ao estudar sozinho, você pode esperar passar longas horas lendo. Isso vai ser muito, muito cansativo para a maioria dos alunos. Isso acontece porque poucos de nós somos familiarizados com a leitura na infância ou adolescência. Mas isso não significa que você não possa desenvolver essa habilidade mais tarde na sua vida!

Para criar o hábito da leitura, não existe outro segredo senão ler. Acredite: Quanto mais você ler, mais fácil a leitura fica! Com o tempo, a leitura será uma atividade muito prazerosa.

Por óbvio, a maioria das suas leituras deve ser de conteúdo relacionado a concursos públicos. No entanto, nos momentos em que você sentir necessidade de espairecer a mente, é recomendável que você procure outras leituras. Assim, você continua praticando o novo hábito.

Evite o Tédio

Para muitos alunos, pode ser muito difícil manter-se motivado ao estudar sozinho. Em uma sala de aula, quando tem-se um bom professor, fica fácil se manter motivado. Além disso, o clima de competição pode se um “empurrãozinho” para que o estudante continue progredindo em seus estudos.

Estudando sozinho, o tédio não demora a aparecer. Por isso, é necessário driblar o tédio para manter-se focado no seu objetivo.

“Ok, mas como estudar para concurso sozinho sem ficar entediado?”

Infelizmente, não há resposta objetiva para essa questão. Cada pessoa funciona de um jeito diferente e você deve aprender a sua própria forma de manter o interesse nos estudos. Para ajudá-lo a descobrir formas de se manter motivado, temos algumas dicas para manter o estudo um pouco mais interativo.

  • Mude o cenário
  • Crie recompensas para si
  • Faça intervalos durante o estudo
  • Use flashcards

Não Subestime a importância da revisão

Infelizmente, o primeiro contato com a matéria, para a maioria das pessoas, é insuficiente para que você se lembre do que foi estudado no dia da prova. É necessário revisitar o conteúdo para que você consiga rememorar com exatidão. Então, se você está estudando sozinho para concurso público, não esqueça de reservar no seu cronograma um tempinho para revisar aquilo que você já estudou.

Existem várias formas diferentes de revisar um conteúdo, mas independentemente do método que você utilize, é importante que você faça revisões com regularidade.

Depois desse post, se sente preparado para estudar sozinho? Esperamos que essas dicas tenham ajudado a você concurseiro!

Até a próxima! ;D

Quer dicas e informações exclusivas sobre Concursos Públicos?

Conteúdo relacionado

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber No dia 14/07/2017, foi publicada a Lei 13.467⁄17. Ela é responsável por modificar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis 6.019 (3 de janeiro de 1974), 8.036 (11 de maio de 1990), e 8.212 (24 de julho de 1991). Essa Reforma Trabalhista veio junto com muitas modificações no ordenamento justrabalhista nacional.

Porque você não é aprovado em nenhum concurso público

Porque você não é aprovado em nenhum concurso público

Não passou no Concurso Público? Leia esse artigo e descubra o que falta para a sua aprovação!  Não ser aprovado em um Concurso Público é um assunto desconfortável para muitas pessoas. Aquele “_Passou?_” dos amigos e familiares costuma ser bastante doloroso para quem se dedicou e, mesmo assim, não conseguiu a sonhada aprovação. A verdade é que, hoje em dia, está cada vez mais difícil ingressar no setor público.

Saiba como vencer o cansaço ao estudar para concursos

Saiba como vencer o cansaço ao estudar para concursos

Saiba Agora Como Vencer o Cansaço ao Estudar E Obter um Maior Rendimento! Depois de um longo dia cumprindo muitas responsabilidades, pode ser muito difícil manter os olhos abertos enquanto estuda. Você se sente sobrecarregado só de pensar em tudo que tem a fazer? Você já desistiu de estudar porque simplesmente não consegue se concentrar? Você pode estar sofrendo de fadiga mental. A fadiga ou cansaço mental é o resultado da superatividade cerebral.