Dicas para Concursos -

Concurso para a polícia militar

Quer fazer o concurso para a Polícia Militar? Saiba como funciona!

O ano de 2018 está repleto de concursos previstos e em andamento, e grande parte desses são para a Policia Militar de vários estados!

E essa é uma ótima notícia para os concurseiros de plantão.

Atualmente, muitas pessoas concorrem em concursos militares com o desejo de ingressar nas fileiras da Instituição Policia Militar.

O Policial Militar constitui e se apresenta como uma das profissões mais apreciadas por muitos jovens que buscam entrar e seguir esse caminho profissional.

Porém, para se tornar um Policial Militar é necessário um pouco mais que passar em uma prova teórica. São várias etapas e todas são essenciais para ser aprovado e se tornar um “_Papa Mike_”.  

Veja os melhores cursos para Concursos da Polícia Militar

Para te ajudar com isso, preparamos um guia completo sobre como funciona o concurso para Policia Militar e como concorrer a uma vaga. Confira!

O que faz um Policial Militar?

Em nosso país, as Polícias Militares Estaduais são de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Elas exercem a função de polícia ostensiva, garantindo a preservação da ordem pública.

De forma administrativa, as Polícias Militares são subordinadas aos governadores estaduais. De forma organizacional, são consideradas uma força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro.

Dessa forma, a Policia Militar está estruturada de forma muito semelhante a estrutura encontrada no Exército Brasileiro, tanto em Hierarquia quanto na organização em comandos, batalhões, companhia e pelotões.

O Soldado Combatente (Cargo para Ingresso na Polícia Militar) é o Policial Militar que possui a responsabilidade de garantir a segurança e a integridade física/moral de todos os cidadãos, sejam civis ou militares.

Esse profissional também é o responsável por efetuar prisões em flagrante, além de busca e apreensão segundo mandado judicial.

O Soldado Combatente também assume um papel fundamental na autuação em crimes e contravenções, blitz de trânsito e controle em casos de aglomeração pública, como passeatas, manifestações e grandes eventos.

Assim, o Policial Militar assume um papel muito mais próximo da população do que a Polícia Civil e a Polícia Federal, que possuem responsabilidade sobre a investigação e delimitação processual.

Dessa forma, segundo a legislação, cabe ao Policial Militar:

  • Assegurar que o respeito à lei seja mantido;
  • Manter a ordem pública;
  • Prevenir e participar da investigação de crimes;
  • Exercer controle e fiscalização sobre o trânsito;
  • Guardar e proteger autoridades militares, civis e presos;
  • Perseguir e capturar criminosos.

Além dessas atribuições, é dever do Policial Militar executá-las mesmo com o risco de perder a própria vida durante o cumprimento de sua função!

Como funciona o concurso da Polícia Militar?

Como as unidades federativas e o Distrito Federal possuem autonomia sobre sua própria Polícia Militar, consequentemente cada estado aplica o respectivo concurso para o ingresso na corporação.

É importante ter essa informação em mente, pois tudo o que relatamos aqui pode sofrer variações de acordo com o edital e peculiaridades do estatuto Policial Militar do estado.

Porém, antes de entender como o concurso para a Polícia Militar funciona, é necessário que saber sobre as Carreiras Policiais e elas são duas!

A primeira carreira policial – e a que oferece um maior número de vagas – é a de Soldado Combatente. Para essa carreira, a exigência de formação é de nível médio (na maioria dos estados).

Após ser aprovado no concurso público, para ser Soldado Combatente é necessário realizar o Curso de Formação de Praças (CFP). Esse curso possui uma duração que varia de 3 meses a 1 ano e você é chamado de Aluno-Soldado.

Ao final do CFP, você será promovido a Soldado 1ª Classe.

A outra carreira policial que você pode seguir é a de Oficial Combatente. A exigência é, geralmente, de nível superior.

Ao ser aprovado no certame, o candidato passará pelo Curso de Formação de Oficiais (CFO) com uma duração de 2 a 3 anos. Durante o curso, você será chamado de Cadete ou Aluno-Oficial.

Finalizando o CFO com o aproveitamento necessário, será promovido a Aspirante-a-Oficial, permanecendo no posto por 6 meses. Após isso, será promovido a 2ª Tenente.

Para concorrer ao Concurso Público para seguir uma dessas carreiras, é necessário que o candidato, além da formação exigida, esteja em dia com suas obrigações eleitorais e serviço militar.

Também é preciso ter nacionalidade brasileira e não possuir antecedentes criminais.

Homens e mulheres podem concorrer ao certame, desde que possuam de 18 a 30 anos e a altura mínima estabelecida em legislação estadual.

Etapas do Concurso para Policial Militar

Como falamos anteriormente, as etapas que envolvem o Concurso para Policial Militar também podem variar de acordo com o estado.

Porém, observando os certames passados e atuais, podemos destacar as seguintes etapas:

Prova Teórica

A Prova Teórica é conhecida por todos aqueles que estudam para Concursos Públicos. Se trata de uma prova escrita que objetiva avaliar os conhecimentos teóricos necessários para o exercício da profissão. Português, atualidades e noções de direitos estão presentes nessa avaliação.

Teste de Aptidão Física - TAF

O Teste de Aptidão Física (o tão temido TAF) está presente no Concurso da Policia Militar afim de verificar o condicionamento físico do candidato à vaga, avaliando se o mesmo se encontra apto para desenvolver as atividades físicas que estão relacionadas a profissão Policial Militar.

Exames Médicos

Esses exames são o resultado de um conjunto de exames Clínicos, Odontológicos, Oftalmológico, Cardiológicos, etc. Objetivam avaliar as condições médicas dos candidatos, buscando com condições que os tornem inaptos à vaga.

Teste Psicotécnico

O Teste Psicotécnico é responsável por avaliar todas as características psicológicas do candidato ao cargo. A profissão Policial Militar exige que o profissional possua uma excelente preparação e desenvolvimento psíquico.

Investigação Social - IS

É necessário que um Policial Militar possua Idoneidade Moral. Assim, a IS busca por falhas em sua conduta social e reputação por meio de seu histórico pessoal. Tudo é investigado: de multas a suspensões escolares.

Análise Documental

A última etapa é composta pela Análise Documental. Nessa fase, é essencial a entrega de alguns documentos que servem como comprovação de que o candidato pode assumir o cargo.

Esses documentos estão relacionados as obrigatoriedades presentes na legislação estadual, como certificado de conclusão do Ensino Médio ou Superior.

Todas essas etapas são extremamente importantes e não podem ser negligenciadas pelo candidato em um concurso da Polícia Militar.

A aprovação é o resultado de esforço e dedicação. Assim, nossa dica é que, caso seja de seu interesse se tornar um Policial Militar, você comece a se dedicar a preparação agora mesmo.

Cursos Para a Polícia Militar:

Quer dicas e informações exclusivas sobre Concursos Públicos?

Conteúdo relacionado

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber No dia 14/07/2017, foi publicada a Lei 13.467⁄17. Ela é responsável por modificar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis 6.019 (3 de janeiro de 1974), 8.036 (11 de maio de 1990), e 8.212 (24 de julho de 1991). Essa Reforma Trabalhista veio junto com muitas modificações no ordenamento justrabalhista nacional.

Porque você não é aprovado em nenhum concurso público

Porque você não é aprovado em nenhum concurso público

Não passou no Concurso Público? Leia esse artigo e descubra o que falta para a sua aprovação!  Não ser aprovado em um Concurso Público é um assunto desconfortável para muitas pessoas. Aquele “_Passou?_” dos amigos e familiares costuma ser bastante doloroso para quem se dedicou e, mesmo assim, não conseguiu a sonhada aprovação. A verdade é que, hoje em dia, está cada vez mais difícil ingressar no setor público.

Saiba como vencer o cansaço ao estudar para concursos

Saiba como vencer o cansaço ao estudar para concursos

Saiba Agora Como Vencer o Cansaço ao Estudar E Obter um Maior Rendimento! Depois de um longo dia cumprindo muitas responsabilidades, pode ser muito difícil manter os olhos abertos enquanto estuda. Você se sente sobrecarregado só de pensar em tudo que tem a fazer? Você já desistiu de estudar porque simplesmente não consegue se concentrar? Você pode estar sofrendo de fadiga mental. A fadiga ou cansaço mental é o resultado da superatividade cerebral.