Dicas para Concursos -

Concurso Público do SUS: Como Estudar?

Concurso Público do SUS: Como Estudar?

Para aqueles que buscam o sonho do cargo público, os concursos para o SUS (Sistema Único de Saúde) representam uma grande chance de aprovação.

Além disso, a grande vantagem desses concursos é que não se faz necessário, para muitos cargos, ser graduado na área da saúde.

Outras vantagens do concurso público do SUS são a excelente remuneração e a carga horária bastante flexível.

Por esse motivo, esses certames costumam ser bastante concorridos no Brasil inteiro.

Ao aprender as melhores formas de estudar para o Concurso do SUS você aumentará as suas chances de ser aprovado e conquistar a sonhada estabilidade financeira.

Para isso, neste artigo, trouxemos uma grande quantidade de informações que representam tudo o que você precisa saber sobre os Concursos do SUS, bem como os pontos essenciais para se preparar e conseguir a sua vaga.

...

Assinatura ANUAL do Estratégia! Estude para qualquer concurso sem preocupação!

Economize dinheiro com assinaturas válidas por até dois anos de acesso a todos os cursos.

Concurso do SUS: Estrutura do Órgão, Cargos E Salários Oferecidos

Como uma das maiores referências em saúde pública em todo o mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado em 22 de setembro de 1988, com a proposta de levar a todos os brasileiros o acesso ao serviço público de saúde.

Por ser desenvolvido sob uma ideia de “serviço único”, o SUS é composto por várias ações e serviços de saúde. Assim, por meio dele, é possível ter acesso a serviços de saúde básica, média e alta complexidade (urgência e emergência).

Além disso, o SUS também conta com ações de vigilância epidemiológica e sanitária e é possível encontrar assistência farmacêutica em diversas localidades.

O SUS é de responsabilidade da União, dos Estados e dos municípios, sendo composto pelo Ministério da Saúde, pelas Secretarias Estaduais de Saúde e pelas Secretarias Municipais de Saúde.

Por se tratar de um serviço público, os funcionários do SUS são contratados por meio de concurso. Para fazer parte desses órgãos é necessário concorrer a um dos processos seletivos divulgados.

Ao contrário de muitos órgãos, o SUS oferece oportunidades para os níveis médio, técnico e superior devido a variedade de pessoal necessário para manter a operação de um sistema de tamanha complexidade;

Algumas das vagas oferecidas são para Agente Comunitário, Enfermeiro, Assistente Social, Psicólogo, Farmacêutico, Odontologista, Fisioterapeuta e Médicos das mais variadas áreas.

Também existem seleções para áreas administrativas, bem como para outros serviços - como serviços gerais.

A variedade de cargos se reflete na multiplicidade das remunerações. Nos concursos públicos do SUS, é possível encontrar salários que variam de R$1.830,30 a R$15.376,70.

Concurso do SUS: Certames Previstos Para 2019

A área da saúde pode ser considerada uma excelente oportunidade para os concurseiros, visto que vários certames são abertos todos os anos para compor o Sistema Único de Saúde.

Dessa forma, assim como nos anos anteriores, 2019 deve ser “_recheado_” de concursos públicos do SUS.

Grande parte das vagas são oferecidas em certames organizados pelos municípios, sendo direcionadas a saúde básica.

Para esses concursos, há vagas para todos os níveis: fundamental, médio, técnico e superior. Com isso, todos podem ser contemplados com a oportunidade da estabilidade financeira.

Além das oportunidades para os cargos do SUS na área da saúde, também existem previsões para que sejam oferecidos cargos do SUS em outras áreas, como a administrativa e a de serviços gerais.

Cargos como auxiliar administrativo, analista de finanças e gestor hospitalar podem ser visados pelos concurseiros.

Concurso do SUS: Como Estudar Para 2019

Os certames para preenchimento de vagas no SUS são compostos de várias etapas que variam de acordo com o processo seletivo e a banca organizadora.

Porém, de forma geral, é possível esperar que os concursos possuam as seguintes fases: prova objetiva e dissertativa, análise de títulos, investigação social.

Dessas fases, a mais importante e que requer uma maior preparação por parte do candidato é a prova objetiva.

Para se dar bem nela, é importante que você prepare um plano de estudos. Caso você decida por um cursinho (online ou presencial), esse plano de estudos provavelmente será formulado por seus tutores.

...

Assinatura ANUAL do Estratégia! Estude para qualquer concurso sem preocupação!

Economize dinheiro com assinaturas válidas por até dois anos de acesso a todos os cursos.

No plano de estudos, você fará um planejamento de tudo aquilo que necessita estudar, definindo horários e dias certos para o estudo e revisão das matérias, bem como para a resolução de questões buscando a fixação dos assuntos estudados.

Além disso, talvez seja necessário que você abdique de outras atividades durante o seu plano de estudos. Assim, você terá ainda mais tempo para dedicar a sua preparação.

É importante que você não só “decore” os assuntos cobrados, mas que os aprenda de fato, de forma a não ter mais dúvidas.

Para isso, pesquise muito. Caso esteja em um cursinho, não se contente apenas com o oferecido em sala de aula ou através das videoaulas. Procure sempre em outros materiais complementares e seguros.

Por isso, além dos vídeos, utilize o que mais estiver disponível, como PDFs e legislação em áudios. Pratique o conteúdo por meio de exercícios e simulados. Se sentir necessidade, não se acanhe em tirar dúvidas com os professores do cursinho, eles estão lá para isso.

Outra coisa que também é essencial e se torna um diferencial na hora da aprovação é o estudo do edital e da banca organizadora.

Ao fazer isso, você saberá exatamente aquilo que será cobrado e como será cobrado.

...

Assinatura ANUAL do Estratégia! Estude para qualquer concurso sem preocupação!

Economize dinheiro com assinaturas válidas por até dois anos de acesso a todos os cursos.

Todas as bancas possuem certas particularidades que são fatores chave para uma melhor preparação. Conheça a banca que organizará seu concurso e estude de maneira a saber responder aquilo que ela cobra.

Também lembre-se de estudar os Princípios do SUS (doutrinários, ideológicos e organizacionais). Estes costumam ser bastante cobrados em todos os certames.

Tenha em mente as leis 8.080 de 1990 – Lei Orgânica da Saúde e 8.142 de 28 de dezembro de 1990 – Participação da Comunidade e as Transferências de Recursos Financeiros.

Estudar o Pacto pela Saúde de 2006 e o Decreto 7.508 de 28 de junho de 2011 também pode ser de grande valia.

Por ser um pouco complexa, a legislação do SUS costuma ser negligenciada por muitos concurseiros. Aproveite essa ponto para sair na frente da concorrência.

Uma dica para aprender as leis é contextualizar aquilo que está escrito, buscando realizar comparações com a realidade aplicada.

Também tente organizar seu plano de estudos de modo que os assuntos apareçam em ordem cronológica. Isso fará com que você possa organizar e relacionar tudo o que foi aprendido de forma mais fácil e dinâmica.

Apesar da alta concorrência - atraída pelos altos salários e diversidade de cargos - você pode ser aprovado no Concurso do SUS se tiver foco e saber como maximizar seus estudos.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a tirar suas dúvidas!

dicas para concursos

Conteúdo relacionado

Concursos por estado