Estude para Concursos em Tempo Recorde!
Dicas Para Concursos -

Estude para Concursos em Tempo Recorde!

Estudar para concurso é por si só uma tarefa difícil, principalmente para aqueles que têm pouco tempo disponível. A preparação para concursos deve, preferivelmente, ser um plano de médio a longo prazo. Isso não significa que quem tem pouco tempo para estudar não tem chance. No entanto, para estudar para concurso em pouco tempo, você precisará usar as técnicas adequadas e tirar o máximo dos seus estudos.

Decidiu estudar para concursos públicos, mas está com pouco tempo? Não se desespere, vamos dar dicas infalíveis para quem precisa estudar para concurso para ontem.

Estratégia e Planejamento

Sabe aquela pessoa que está há dez anos tentando ser aprovado em concurso público sem sucesso? Muito provavelmente essa pessoa está usando um método completamente equivocado. Se você escolhe uma forma de estudo inadequada para você e que não se encaixa no tempo que terá disponível para se dedicar aos estudos, pode acabar mandando todo seu esforço por água abaixo.

Antes de começar a estudar, é importante que você saiba exatamente quanto tempo terá para estudar até o dia da prova e qual será sua disponibilidade diária para estudar para o concurso.

Muita gente pensa que a falta de tempo é um fator que pode impedir um candidato a se dar bem nas provas, mas a maioria dos especialistas afirma que o tempo não é seu grande vilão. Mas sim a escolha do método e da estratégia que você vai adotar para se preparar!

Sejamos sinceros, a matéria de concurso é extensa e a maioria das pessoas normais não vai conseguir abordar tudo em, digamos, três meses. Aí é que entra a importância da estratégia. Só assim, você poderá selecionar os pontos chaves para conseguir tirar o máximo do seu tempo exíguo. Se você não sabe como fazer isso, eu recomendo que você dê uma pesquisada e irá encontrar vários vídeos no YouTube e artigos que vão te ajudar a das conta disso.

Então, o mais importante para quem tem pressa em sua aprovação é ter um planejamento e traçar uma estratégia para os seus estudos. Agora que você já sabe o tempo que terá para estudar, veja essas dicas para otimizar seu tempo e conseguir estudar para concurso em pouco tempo:

Leia o edital com atenção

Mesmo aquelas pessoas que já estudam para concursos públicos a muitos anos devem ler cada edital com muita atenção. Os concursos são diferentes, logo, os editais também. A falta de uma leitura atenta pode levar ao candidato a erros graves e a perder seu precioso tempo com matérias pouco importantes.

Destaque as partes que você achar importante para que depois possa localizar com facilidade. Preste atenção nas matérias que serão cobradas nas provas, como serão as provas e tente já definir quais são seus pontos fracos. Estratégia é isso! Saber os pontos em que você precisa se dedicar mais e saber quais pontos você pode relaxar um pouco.

Organize-se

Agora que você já leu o edital e sabe tudo sobre o concurso que vai prestar, primeira coisa a ser feita é manter a organização. Planeje muito bem seus tempo e, com base na leitura do edital e na sua percepção sobre os seus conhecimentos prévios das matérias, trace uma estratégia adequada e condizente com a sua realidade. Para estudar para concurso em pouco tempo, é importante que você consiga seguir o cronograma e tenha muita disciplina.

Para isso, você precisará se organizar, ter disciplina de estudar diariamente e sempre nos mesmos horários, pois isso estimula mais o aprendizado e programa sua mente para reter com mais afinco qualquer tipo de conteúdo.

Concentre-se no programa do concurso

Parte da sua organização e disciplina fará com que você mantenha o foco em assuntos realmente importante para o concurso público que quer fazer.

Se você tem pouco tempo para estudar para as provas do concurso, deve focar todo o tempo possível no programa descrito no edital do concurso público e identificar quais desses temas é seu ponto fraco. Dessa forma você conseguirá montar seu planejamento deixando um pouco mais de tempo para as matéria que tem dificuldade.

Tenha em mente que será melhor para você se tiver uma visão geral de todos os conteúdos da prova do que dominar apenas um ou dois assuntos. Mesmo que você não domine completamente todas as matérias, terá uma ideia do que se trata e poderá acertar as respostas com mais facilidade do que se não tiver nenhuma ideia do que se trata.

Cuide da sua mente, mas não esqueça do seu corpo

É importante manter a mente saudável, mas também é muito importante manter o corpo saudável. Por isso, ao montar seu planejamento, inclua algumas atividades físicas como caminhadas ou natação.

Lembre-se que você pode aproveitar o tempo que caminha para ouvir o conteúdo de alguma matéria também.A qualidade do seu sono também fará toda a diferença no momento de se concentrar para os estudos. Uma noite de sono mal dormida vai atrapalhar sua concentração e você não vai conseguir absorver todo o conteúdo que precisa.

Durma uma quantidade de horas suficiente para descansar seu corpo e sua mente, para que no dia seguinte você acorde bem disposto e cheio de energia para os estudos e sua produtividade não seja afetada.

Agora que você já conhece nossas dicas, não perca mais tempo e comece já a estudar!

Quer dicas e informações exclusivas sobre Concursos Públicos?

Conteúdo relacionado

Concursos Militares: Como Estudar Sozinho?

Concursos Militares: Como Estudar Sozinho?

Concursos Militares: Como Estudar Sozinho? “É possível ser aprovado estudando apenas em casa?” Essa é uma das perguntas que grande parte dos concurseiros iniciantes se fazem. Felizmente, a resposta para essa questão é: Sim, é possível! Todos já lemos ou ouvimos histórias sobre servidores públicos que realizaram a preparação em casa, sozinhos. E os concursos militares não passam longe dessa realidade. E, por incrível que pareça, aqueles que realizam tal façanha não são gênios ou possuem uma inteligência sobrenatural.

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber No dia 14/07/2017, foi publicada a Lei 13.467⁄17. Ela é responsável por modificar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis 6.019 (3 de janeiro de 1974), 8.036 (11 de maio de 1990), e 8.212 (24 de julho de 1991). Essa Reforma Trabalhista veio junto com muitas modificações no ordenamento justrabalhista nacional.

Porque você não é aprovado em nenhum concurso público

Porque você não é aprovado em nenhum concurso público

Não passou no Concurso Público? Leia esse artigo e descubra o que falta para a sua aprovação!  Não ser aprovado em um Concurso Público é um assunto desconfortável para muitas pessoas. Aquele “_Passou?_” dos amigos e familiares costuma ser bastante doloroso para quem se dedicou e, mesmo assim, não conseguiu a sonhada aprovação. A verdade é que, hoje em dia, está cada vez mais difícil ingressar no setor público.