Dicas para Concursos -

Como Aproveitar as Férias e Estudar

Como Aproveitar as Férias e Estudar

O período reservado às férias (tanto escolares, como do trabalho) pode ser um momento extremamente difícil para se manter motivado a estudar.

Como se as pressões diárias não fossem suficientes, nesses períodos as festas, grandes quantidades de comida, compras de presentes e parentes distantes entram na mistura para atrapalhar a rotina de estudos.

Porém, sim, é possível manter-se na corrida pela aprovação durante as férias, e quem sabe até chegar na frente da concorrência!

Confira algumas maneiras de aumentar sua motivação e estudar durante esse período:

1. Verifique O Seu Cronograma de Estudos e Acompanhe Sua Evolução

O seu cronograma de estudos é uma ferramenta muito importante para acompanhar toda a sua preparação.

É importante verificar essa linha do tempo regularmente e ter certeza de que você não está ficando para trás ao passar dos dias.

Tenha sempre em mente que seu cronograma de estudos foi projetado para guiá-lo até o dia da prova teórica do certame, o que pode ocorrer em alguns meses ou em alguns anos. Porém, a depender da dedicação, muitas pessoas terminam seus cronogramas mais rápido do que imaginaram e acabam estando preparadas antes do esperado, e isso é ótimo!

Dessa maneira, lembre-se sempre que seu estudo é a ferramenta capaz de te colocar no mundo do Serviço Público - e isso é incentivo suficiente para ficar motivado!

2. Recompense-se Por Estudar

A ideia por trás dessa dica é se dar sempre um reforço positivo. É importante que você se recompense cada vez que realizar alguma coisa importante.

Saber que um sorvete espera por você, bem como o episódio daquela série que você gostaria de assistir, irá motivá-lo a perseverar na realização de suas tarefas.

Na hora de estipular recompensas positivas, torne-as proporcional ao nível de esforço que você empregou naquela tarefa. Se você concluiu uma leitura de 2 horas, um pequeno intervalo de 30 minutos para tomar um café em uma cafeteria próxima à sua casa é suficiente. Se você terminou de estudar e finalmente entendeu toda uma matéria que era motivo de preocupação e lhe tomou grande parte do seu dia, é possível que você faça um intervalo para assistir a um filme.

3. Estude Com Seus Amigos

Ou simplesmente entre em fóruns e chats onde você pode conversar com outras pessoas sobre temas recorrentes do certame.

Os candidatos que possuem a chance de estudar, pelo menos uma vez por semana, em um grupo de estudo com outros candidatos ou pessoas com interesse em comum possuem uma maior probabilidade de desenvolverem uma melhor compreensão dos assuntos cobrados, bem como possuem seus questionamentos respondidos de forma mais dinâmica.

Nas redes sociais existem grandes comunidades de concurseiros. Só recomendamos que você tome cuidado para não passar mais tempo nas redes do que deveria. Nós temos uma página no [Facebook]() e uma conta no Instagram, estamos sempre interagindo com estudantes por lá.

...

Assinatura ANUAL do Estratégia! Estude para qualquer concurso sem preocupação!

Economize dinheiro com assinaturas válidas por até dois anos de acesso a todos os cursos.

4. Lembre-se Sempre De Seus Objetivos

Lembrar daquilo que você quer realizar é a forma mais básica e efetiva de motivação. O resultado esperado é uma recompensa em si que poderia motivar uma pessoa a estudar.

Assim, toda vez que você sentir vontade de ficar na cama por mais algumas horas, ou de pular aquele seu dia de estudo, pense no que realmente quer para seu futuro e ganhe uma motivação extra.

Você pode também colocar um cartaz com o seu objetivo onde você possa ver enquanto estuda. O cartaz pode incluir palavras positivas e uma imagem que retrate o sucesso.

Você pode comprar um ou até mesmo fazer o seu próprio. Você também pode ler histórias inspiradoras sobre pessoas reais que alcançaram sucesso através do mesmo esforço que você está fazendo. Também conheço muitos concurseiros que colam vários e vários post-its motivacionais na paredes de suas casas e acho uma excelente ideia.

5. Elimine As Distrações

Se você está cercado por coisas que prefere fazer em vez de estudar - Como celular, Netflix ou videogame - provavelmente fará essas coisas durante o tempo reservado aos estudos.

Para resolver isso, afaste-se dessas distrações e não volte a elas até que seu cronograma reservado para o dia esteja concluído. Quanto menos tempo você gasta com essas atividades “_extras_”, mais tempo você gasta realmente estudando.

Aqui vale a dica de tornar essas atividades recompensas, mas sempre mantendo a proporcionalidade, como dito acima.

Leia: Aprenda a Organizar o Seu Local de Estudos e Eliminar Distrações

6. Sincronize Seu Aprendizado Com Seus Interesses

A melhor maneira de tornar o estudo interessante durante as férias (período recheado de distrações) é conectando-se a atividades de aprendizagem que estejam em sincronia com seus interesses.

Por exemplo, se você tem uma forte natureza criativa, deve tentar aprender os assuntos do certame imaginando-as ou usando imagens para relacionar tópicos específicos.

Se você gosta de jogos, tente utilizar um aplicativo voltado para questões de concursos. Se você ama o que está fazendo, o tédio não será um problema com muita frequência!

...

Assinatura ANUAL do Estratégia! Estude para qualquer concurso sem preocupação!

Economize dinheiro com assinaturas válidas por até dois anos de acesso a todos os cursos.

7. Faça Pausas

Quando você sentir que precisa fazer uma pausa, tente parar em um momento em que é lógico parar. Fazer uma pausa pode parecer contra-intuitivo como motivação a estudar, mas você não deve enxergar os momentos de estudo como uma “tortura” .

Além disso, você achará mais fácil começar mais um capítulo do livro ou terminar uma atividade depois de fazer uma pequena pausa.

Divida os seus estudos em tempos menores, como uma hora, e reserve um intervalo de 5 minutos para fazer algo em vez de ficar sentado. Isso vai acordar seu cérebro e mantê-lo em alerta.

Leia: Saiba como vencer o cansaço ao estudar para concursos

8. Estude Em Um Ambiente Confortável

Você estará mais inclinado a estudar se sentir-se confortável. Sempre que possível, designe um lugar confortável para estudar. Atenção, isso não significa que você deve estudar na cama ou no sofá! Esses dois lugares não são ambientes adequados para o estudo.

O local em que você estuda deve ser organizado e deve fornecer poucas distrações para permitir uma concentração máxima.

9. Estabeleça Metas Razoáveis ​​Para Cada Sessão de Estudo

Você provavelmente não irá muito longe se considerar sua missão como uma “missão impossível”.

Ao estabelecer metas para si mesmo, você poderá monitorar seu progresso através de tarefas, como responder um simulado após a finalização de cada capítulo do livro ou e-book.

Além disso, definir uma meta para si mesmo no início de cada sessão de estudo pode atuar como um fator motivador, já que você deve ver a si mesmo trabalhando de forma constante em direção a um resultado final, em vez de trabalhar em um projeto aparentemente interminável.

10. Aproveite as Férias

Se você está de férias, deve também aproveitá-las. Por isso não esqueça de sair com amigos, ver a família, ir ao cinema ou mesmo fazer uma pequena viagem no fim-de-semana se for possível.

O importante é que tudo isso esteja previsto em seu cronograma e você não confunda o tempo de se divertir com o tempo de estudar.

...

Assinatura ANUAL do Estratégia! Estude para qualquer concurso sem preocupação!

Economize dinheiro com assinaturas válidas por até dois anos de acesso a todos os cursos.

Após colocar essas 10 dicas em prática, com toda certeza você sentirá muito melhor ao estudar durante suas férias e feriados.

dicas para concursos

Conteúdo relacionado

Concursos por estado