Como Estudar para Concurso Público sendo mãe ou pai
Dicas Para Concursos -

Como Estudar para Concurso Público sendo mãe ou pai

A vida de quem decide se dedicar aos estudos para passar em um concurso público já não e lá das mais fáceis, imagine então, se além de estudar, você precisar exercer seu papel de pai ou mãe e cuidar da casa e da família? Pra muita gente isso parece uma missão impossível, mas saiba que existem muitos pais e mães que conseguem conciliar seus estudos e os cuidados com a família. Claro, muita dedicação e organização será necessário.

O fato de ter filhos não anula você querer ser concurseiro, quando há vontade, prioridade e motivações fortes, acha-se tempo para alcançar o objetivo. O fundamental, quando se tem uma rotina tão complexa e corrida como de pais e concurseiros, é ter um método adequado de estudo para a sua rotina. Criar uma programação de estudos, mas que possa ser ajustada durante o dia, caso algum imprevisto aconteça com as crianças. Para te ajudar a montar esse planejamento, a Próximo Concurso separou algumas dicas importantes e que podem facilitar a vida de quem não sabe como estudar sendo mãe ou pai.

Planejamento é essencial

Planeje seu dia! Dessa forma você vai conseguir saber quanto tempo te sobra para os estudos, depois que você colocar em seu planejamento todas as tarefas fundamentais. Se a melhor hora para estudar for quando as crianças estiverem na escola, então não deixe as tarefas domesticas tomarem esse tempo, dedique-se a essas horas de estudo antes que as crianças retornem. Caso você também trabalhe, tente estudar no horário em que as crianças já foram para a cama e estão dormindo.

Para quem tem uma condição melhor e pode contratar uma pessoa para cuidar das crianças por algumas horas enquanto estuda, essa é uma boa saída, mas evite permitir que as crianças fiquem em casa. Certamente irão fazer barulhos e querer ficar por perto, isso vai acabar tirando sua concentração nos estudos. Se tiver algum parente que possa fazer esse papel, será melhor ainda.

Além disso, antes de estudar, tenha seu material separado para economizar tempo. Não dá para ficar parando os estudos porque esqueceu de pegar isso ou aquilo.

Procure por flexibilidade

A rotina de quem tem filhos é corrida e instável. Por isso, é muito difícil se comprometer com um curso presencial várias vezes na semana. Uma boa opção para quem quer estudar para concurso sendo pai ou mãe são os cursos online . Eles oferecem muita flexibilidade, já que você pode assistir às aulas no horário que quiser, até mesmo pelo smartphone. Além disso,os cursos disponibilizam PDFs que você pode ler onde quiser no próprio celular ou, se preferir, imprimi-los.

Seja Persistente!

Sabemos que nada é tão fácil quanto parece e que mesmo fazendo um planejamento certinho, dentro dos seus horários disponíveis, no caminho para a aprovação e para tão sonhada estabilidade profissional, muitos obstáculos podem aparecer para tentar te desviar do seu foco. E quando isso acontecer, lembre-se que o sacrifício que você está fazendo agora, vai ser motivo de orgulho no futuro. Pense no futuro melhor que você e sua família terão e terá certeza de que o sacrifício valeu a pena.

Se esse é realmente seu sonho, mantenha o foco e a dedicação em seus estudos que a recompensa chegará em forma de aprovação. A tarefa vai ser difícil e você, certamente, vai precisar abrir mão de algumas coisas, como encontrar os amigos para um chopinho no fim de semana, levar as crianças para brincar na pracinha ou perder o domingo nos longos almoços de família. Abrir mão dessas coisas agora pode parecer difícil, mas todo tempo extra que puder dedicar aos estudo vai fazer diferença na sua preparação para encarar as provas dos concursos públicos.

Coragem e mãos à obra!

Acesse Provas de Concursos Anteriores Aqui

Quer dicas e informações exclusivas sobre Concursos Públicos?

Conteúdo relacionado

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber No dia 14/07/2017, foi publicada a Lei 13.467⁄17. Ela é responsável por modificar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis 6.019 (3 de janeiro de 1974), 8.036 (11 de maio de 1990), e 8.212 (24 de julho de 1991). Essa Reforma Trabalhista veio junto com muitas modificações no ordenamento justrabalhista nacional.

Porque você não é aprovado em nenhum concurso público

Porque você não é aprovado em nenhum concurso público

Não passou no Concurso Público? Leia esse artigo e descubra o que falta para a sua aprovação!  Não ser aprovado em um Concurso Público é um assunto desconfortável para muitas pessoas. Aquele “_Passou?_” dos amigos e familiares costuma ser bastante doloroso para quem se dedicou e, mesmo assim, não conseguiu a sonhada aprovação. A verdade é que, hoje em dia, está cada vez mais difícil ingressar no setor público.

Saiba como vencer o cansaço ao estudar para concursos

Saiba como vencer o cansaço ao estudar para concursos

Saiba Agora Como Vencer o Cansaço ao Estudar E Obter um Maior Rendimento! Depois de um longo dia cumprindo muitas responsabilidades, pode ser muito difícil manter os olhos abertos enquanto estuda. Você se sente sobrecarregado só de pensar em tudo que tem a fazer? Você já desistiu de estudar porque simplesmente não consegue se concentrar? Você pode estar sofrendo de fadiga mental. A fadiga ou cansaço mental é o resultado da superatividade cerebral.