Dicas para Concursos -

Como Estudar Mais Rápido Para Concurso Público

Como Estudar Mais Rápido Para Concurso Público

168.

Essa é a quantidade de horas que há em uma semana.

Se você é um concurseiro, provavelmente acha que isso não é suficiente. Nós sabemos: você tem muitos assuntos para estudar, simulados para fazer e, provavelmente, um trabalho fixo para se manter.

Além disso, você tem outras atividades e compromissos.

E temos certeza que você quer ter uma vida social também.

Assim, não seria bom se você pudesse estudar de maneira mais inteligente, de modo a ter uma vida equilibrada e alcançar a aprovação mais rápido?

Claro que sim. Por isso escrevemos este artigo.

Leia: Estude para Concursos em Tempo Recorde!

Estudar para concursos públicos exige muita dedicação dos candidatos e, nessa corrida para tentar dominar toda a matéria, fazer simulados, elaborar resumos, pode sobrar algum detalhe que não dá tempo de ver.

Dessa maneira, para te auxiliar durante a preparação, a equipe do site Próximo Concurso encontrou as melhores maneiras de aprender com mais eficiência e em menos tempo.

Não Faça Múltiplas Tarefas

Os dados são conclusivos: realizar múltiplas tarefas no mesmo momento tornam você menos produtivo e mais distraído.

Como se concentrar nos estudos para concurso

Candidatos preparados se concentram em apenas uma coisa de cada vez. Por isso, não tente estudar ao mesmo tempo que responde seu Whatsapp, ver a televisão e verifica o seu feed do Facebook.

Aqui estão algumas sugestões para melhorar sua concentração e assim estudar para cncurso mais rápido:

  • Desative as notificações do seu telefone;
  • Desligue o seu telefone ou mude para o modo avião;
  • Efetue logout de todos os aplicativos;
  • Caso não vá utilizar, desligue o acesso à Internet do seu computador;
  • Feche todas as janelas do navegador da Internet que não estejam relacionadas ao assunto nao qual você está estudando.

Aprenda A Mesma Informação De Várias Maneiras

Pesquisas mostram que diferentes mídias estimulam diferentes partes do cérebro. Quanto mais áreas do cérebro forem ativadas, maior a probabilidade de você compreender e reter as informações.

Então, para aprender um assunto específico mais rápido (aquele mais dificil), você pode fazer o seguinte:

  1. Leia as anotações da aula (ou vídeo-aula
  2. Leia o livro
  3. Crie um mapa mental
  4. Ensine a alguém o que você aprendeu
  5. Resolva questões de várias fontes

Claro, você não irá fazer todas essas coisas de uma só vez. Na verdade, o ideal é que você dê um intervalo entre os métodos. Você pode ver a primeira a vez a matéria e depois, toda vez que você revisar o assunto, use um recurso ou método diferente. Assim, você aprenderá mais rápido.

...

Assinatura ANUAL do Estratégia! Estude para qualquer concurso sem preocupação!

Economize dinheiro com assinaturas válidas por até dois anos de acesso a todos os cursos.

Revise As Informações Periodicamente

A revisão periódica é essencial se você quiser mover informações de sua memória de curto prazo para sua memória de longo prazo. Isso ajudará você a obter um melhor resultado em seu certame mais rapidamente.

O intervalo de revisão ideal varia, dependendo de quanto tempo você deseja reter as informações. A nossa experiência com concursos nos mostrou que os seguintes intervalos de revisão funcionam bem:

  • 1ª revisão: 1 dia depois de aprender as novas informações
  • 2ª revisão: 3 dias após a 1ª revisão
  • 3ª revisão: 7 dias após a 2ª revisão
  • 4ª revisão: 21 dias após a 3ª revisão
  • 5ª revisão: 30 dias após a 4ª revisão
  • 6ª revisão: 45 dias após a 5ª revisão
  • 7ª revisão: 60 dias após a 6ª revisão

Simplifique E Resuma As Informações

Simplificar as informações ajudará a aprender uma grande quantidade de assunto em um menor espaço de tempo. Use dispositivos como acrônimos, pois comprovadamente aumentam a eficiência do aprendizado.

Exemplo:
Se você quiser memorizar o espectro eletromagnético em ordem crescente de freqüência, você pode usar este acrônimo/frase:

Raivosos Marcianos Invadiram Vênus Usando Raio-X aos Gritos.

Em ordem crescente de frequência, o espectro eletromagnético é: Rádio, Micro-ondas, Infravermelho, Visível, Ultravioleta, Raios X, Gama.

Estude com inteligência usando esse método sempre que possível. Além disso, você pode resumir as informações em uma tabela de comparação, diagrama ou mapa mental.

Essas ferramentas ajudarão você a aprender as informações muito mais rapidamente.

...

Assinatura ANUAL do Estratégia! Estude para qualquer concurso sem preocupação!

Economize dinheiro com assinaturas válidas por até dois anos de acesso a todos os cursos.

Faça Simulados Com Frequência

Em um experimento, Keith Lyle, psicólogo da Universidade de Louisville, ensinou o mesmo curso de estatística para dois grupos de alunos de graduação.

Para o primeiro grupo, Lyle pediu aos alunos que respondessem a um questionário de quatro a seis perguntas no final de cada aula. O teste foi baseado no material que ele utilizou.

Para o segundo grupo, Lyle não deu aos alunos nenhum teste.

No final do curso, Lyle descobriu que o primeiro grupo superou significativamente o segundo em todos os quatro exames posteriores.

Portanto, não leia apenas seu livro didático ou suas anotações de aula. Estude com inteligência, questionando-se sobre os principais conceitos.

E, enquanto você se prepara para o concurso, responda o máximo de questões e simulados que conseguir.

Faça Anotações À Mão, Em Vez De Usar Seu Computador

Mesmo quando os laptops são usados apenas para anotações, ou seja, sem distrações que comumente encontramos nos aparelhos eletrônicos (como redes sociais), o aprendizado é menos eficaz.

Por quê?

Porque os candidatos que tomam notas à mão tendem a processar e reformular as informações constantemente. Em contraste, os candidatos que costumam escrever em seus computadores utilizando o Word ou o Bloco de Notas tendem a escrever sem primeiro processar as informações. Os candidatos que fazem notas no computador podem achar que estão ganhando tempo, mas eles não estão aprendendo no momento em que tomam notas e terão mais trabalho para aprender o assunto depois.

Dessa maneira, recomendamos aos nossos leitores que tomem notas à mão para, assim, memorizar melhor a matéria para concurso.

Faça Pausas Regulares

É contraintuitivo que uma matéria sobre como estudar mais rápido fale sobre fazer pausas regulares. No entanto, está provado que esse hábito durante o estudo aumenta a produtividade geral e melhora o foco.

Por isso não é uma boa idéia se trancar em seu quarto por seis horas corridas para estudar. Você pode sentir que aprende muita coisa desse maneiro, mas as pesquisas provam o contrário.

Portanto, o recomendado é fazer um intervalo de 5 a 10 minutos para cada 40 minutos de estudo.

Recomendamos que você use um temporizador ou cronômetro para lembrá-lo de quando fazer uma pausa e quando voltar a estudar. Durante o intervalo, evite usar seu telefone ou computador, porque esses dispositivos impedem que sua mente relaxe completamente.

Após colocar essas dicas em prática, você notará uma grande melhora em seu processo de aprendizagem, bem como um melhor aproveitamento de seu tempo de estudo.

...

Assinatura ANUAL do Estratégia! Estude para qualquer concurso sem preocupação!

Economize dinheiro com assinaturas válidas por até dois anos de acesso a todos os cursos.

dicas para concursos

Conteúdo relacionado

Concursos por estado