Estude para concursos públicos trabalhando
Dicas Para Concursos -

Estude para concursos públicos trabalhando

Pensa em estudar para concursos, mas não sabe bem como fazer para conciliar seu trabalho com os estudos? Esse é o dilema de muita gente. Afinal, não dá para largar o emprego e abrir mão do seu salário para estudar.

Nós sabemos que o tempo necessário até ser aprovado em um concurso público pode ser grande. Para te ajudar a organizar a rotina e distribuir seu tempo entre trabalho e estudos, a Próximo Concursos preparou algumas dicas para você.

Planeje bem o seu tempo

Esse é o primeiro passo. Nunca subestime a importância do planejamento. Defina quanto tempo de estudo você terá por dia e monte seu plano de estudos a partir disso. Inclua os fins de semana também na sua rotina de estudos, todo tempo extra será bem-vindo, mas cuidado para não exagerar na dose!

Trabalhar e estudar é cansativo, por isso, além das suas tarefas diárias, você deve reservar um tempo para descansar sua mente. Lembre-se de deixar algum tempo disponível para lazer e atividades físicas.

Defina seus objetivos e crie recompensas para você mesmo

Essas pequenas recompensas são parte de uma técnica de auto-motivação que costuma funcionar muito bem. Para que a técnica funcione, você precisa traçar objetivos alcançáveis, como terminar um determinado assunto até o fim da semana, resolver um número de exercícios da matéria que você tem mais dificuldade com apenas 10% de erros, etc.

O prêmio pode ser um fim de semana de descanso ou uma ida ao cinema no meio da semana, alguma coisa que realmente te dê prazer. Isso é o tipo de coisa que lhe manterá focado nos estudos, do jeito que deve ser! Não há nada de errado em criar recompensas. É muito importante que você não abra mão da sua qualidade de vida, todo mundo precisa recarregar suas baterias.

Se você mudar demais sua qualidade de vida, vai acabar se cansando e ficar desmotivado para continuar com seus estudos. É possível abrir mão de algumas coisas, mas não precisa ser de tudo. Reserve um tempo para fazer coisas que você gosta, se divertir e descansar um pouco a cabeça. Isso vai te ajudar a se manter mais concentrando no momento certo.

Mantenha o foco

O que mais tem por aí é distração. Um rádio ligado, uma TV “falando sozinha”, telefone que não para de receber mensagens e amigos te chamando para sair. Conciliar trabalho e estudo requer muita disciplina e por isso, é preciso manter o foco nos seus objetivos. Não os perca de vista.

Muitos concurseiros relatam que são facilmente distraídos. Para alguns, o bater de asas de um mosquito é suficiente para acabar com sua concentração. Nesse caso, recomendamos que você procure formas de se manter concentrado. Entre elas, nossa preferida é a meditação. Parece bobagem, mas meditar é excelente para aqueles que tem problema em manter o foco.

Tenha seu material de estudo sempre por perto

Se você tiver algum material de estudo sempre por perto não vai perder seu precioso tempo. Imagine se foi até um cliente para uma reunião e ele está um pouco atrasado. Por que não aproveitar para ler alguma coisa útil enquanto espera?

Se você é um concurseiro que trabalha, é imprescindível que tire proveito de cada pequeno momento. Você pode botar um resumo na sua bolsa, ter apostilas em PDF no seu celular. Que tal carregar a Constituição consigo? Se você vai fazer uma prova que cobrará atualidades, pode utilizar esses momentos para se atualizar em vista dessa prova.

Provas de Concursos Anteriores

Precisa de cursinho? Aposte em algo flexível!

Talvez você tenha percebido que algumas aulas e um pouco de tutoria faria bem aos seus estudos. Se você acredita que precisa se matricular em um cursinho, acreditamos que os cursos onlines são os mais recomendados.

O curso presencial, além de tomar tempo de locomoção, obriga você a ajustar sua rotina aos horários pré-definidos pelo cursinho. Acreditamos que estudar online cansa menos e economiza tempo que poderá ser utilizado para estudar mais.

Sabemos que muitos ainda torcem o nariz para os cursos online, mas hoje, não falta opção bacana. Os cursos online têm tanta qualidade quanto os cursos presenciais e aprovam até mais!

Cursos para Concursos da Polícia Militar

Não deixe o trabalho de lado

A opção de trabalhar e estudar ao mesmo tempo foi sua, então, nada de deixar o trabalho em segundo plano. Faça seu trabalho com a mesma dedicação de antes. Lembre-se que caso você perca esse emprego, vai precisar procurar outro para se sustentar e você terá uma coisa a mais com que se preocupar. Se o estudo estiver afetando seu trabalho, refaça seu planejamento, tente ajustá-lo melhor à sua realidade. Lembre-se: nada de excessos.

Quer dicas e informações exclusivas sobre Concursos Públicos?

Conteúdo relacionado

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber

Reforma Trabalhista: Tudo Que Os Concurseiros Precisam Saber No dia 14/07/2017, foi publicada a Lei 13.467⁄17. Ela é responsável por modificar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis 6.019 (3 de janeiro de 1974), 8.036 (11 de maio de 1990), e 8.212 (24 de julho de 1991). Essa Reforma Trabalhista veio junto com muitas modificações no ordenamento justrabalhista nacional.

Porque você não é aprovado em nenhum concurso público

Porque você não é aprovado em nenhum concurso público

Não passou no Concurso Público? Leia esse artigo e descubra o que falta para a sua aprovação!  Não ser aprovado em um Concurso Público é um assunto desconfortável para muitas pessoas. Aquele “_Passou?_” dos amigos e familiares costuma ser bastante doloroso para quem se dedicou e, mesmo assim, não conseguiu a sonhada aprovação. A verdade é que, hoje em dia, está cada vez mais difícil ingressar no setor público.

Saiba como vencer o cansaço ao estudar para concursos

Saiba como vencer o cansaço ao estudar para concursos

Saiba Agora Como Vencer o Cansaço ao Estudar E Obter um Maior Rendimento! Depois de um longo dia cumprindo muitas responsabilidades, pode ser muito difícil manter os olhos abertos enquanto estuda. Você se sente sobrecarregado só de pensar em tudo que tem a fazer? Você já desistiu de estudar porque simplesmente não consegue se concentrar? Você pode estar sofrendo de fadiga mental. A fadiga ou cansaço mental é o resultado da superatividade cerebral.