Guias de Concurso -

Glossário Para Concursos Públicos

Glossário Para Concursos Públicos

Todos os dias, nos deparamos com uma grande quantidade de Concursos Públicos em aberto e/ou Previstos.

Porém, apesar dessa grande quantidade de informação, muitos candidatos ainda não sabem ler o edital com eficiência devido ao desconhecimento com relação a alguns termos encontrados nesse documento.

Além disso, é possível encontrar diversos candidatos “_de primeira viagem_”, que desconhecem tais termos devido à falta de experiência com os Certames e Editais.

Independentemente de qual seja o seu caso, a Próximo Concurso preparou um glossário contendo as expressões e termos mais comuns dos Editais de Concursos Públicos, para que você esteja preparado e consiga sair na frente da concorrência. Vamos lá?

Autodeclaração

Autodeclaração é a declaração que o próprio candidato dá sobre si mesmo a respeito de sua identificação sobre algo.

Nos concursos públicos, a autodeclaração geralmente é feita para atender a pré-requisitos de cor ou raça para a participação na reserva de vagas.

No Brasil, a Autodeclaração ocorre de acordo com os critérios definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Avaliação Psicológica

Essa é uma das etapas presente em muitos Concursos Públicos, principalmente os Militares.

Na Avaliação Psicológica, os candidatos são avaliados de acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia, onde serão indicados os requisitos necessários para tomar posse no serviço público.

...

Assinatura ANUAL do Estratégia! Estude para qualquer concurso sem preocupação!

Economize dinheiro com assinaturas válidas por até dois anos de acesso a todos os cursos.

Banca Examinadora

A comissão composta por professores e colaboradores especializados nas disciplinas cobradas no concurso é chamada de Banca Examinadora.

Essa Banca tem total liberdade para tomar decisões ligadas às correções de todas as etapas de um Certame, bem como os recursos solicitados pelos candidatos.

Caráter Classificatório

Caráter Classificatório significa que o resultado que o candidato obteve nas fases do Concurso Público, bem como o número de acertos, influenciará diretamente na posição em que o candidato ficará no concurso.

Caráter Eliminatório

Ao contrário do termo anterior, as fases ditas de Caráter Eliminatório servem para eliminar os candidatos que não atendem as exigências da carreira.

Essas fases não interferem diretamente na posição em que o candidato se classificará ao final do certame.

Classificação Geral

Essa é a última lista que é divulgada pela Banca Organizadora junto com o resultado do concurso.

É a listagem que define a colocação dos candidatos aprovados e a ordem de classificação para posterior convocação, além daqueles que não conseguiram lograr êxito no certame concorrido.

Classificação Preliminar

A Classificação Preliminar é lançada antes da Classificação Geral como resultado do concurso, porém com a possibilidade de mudanças por meio dos recursos.

Conteúdo Programático

Lista de todo conteúdo a ser cobrado nas avaliações. Pode ser considerado o guia de estudos para uma determinada prova constante do edital.

Documentos Comprobatórios

É a prova documental física que comprova algo ou alguma coisa. Normalmente, os documentos comprobatórios são solicitados na prova de títulos para confirmação de escolaridade.

Estágio Probatório

É o período de avaliação em que serão apuradas a aptidão e capacidade do servidor investido no desempenho no cargo.

De acordo com o entendimento atual jurisprudencial e doutrinário, o período do estágio probatório é de 36 meses.

Gabarito

O gabarito é documento que apresenta as respostas corretas de uma avaliação.

A empresa organizadora divulga o gabarito preliminar, cabendo recursos, para ao final divulgar o gabarito definitivo.

...

Assinatura ANUAL do Estratégia! Estude para qualquer concurso sem preocupação!

Economize dinheiro com assinaturas válidas por até dois anos de acesso a todos os cursos.

Gratificação de Risco

Essa é uma vantagem financeira acrescida ao vencimento básico mensal do servidor que é exposto a situações que tragam riscos à saúde e a vida.

Homologação

Ato administrativo que verifica a legalidade dos atos e fatos do procedimento administrativo (concurso público). A homologação de um Concurso Público é essencial para a sua realização.

Isenção

É a abstenção que o candidato recebe do pagamento da taxa de inscrição em determinada seleção pública, de acordo com as regras estabelecidas em legislações e editais dos concursos.

Normalmente, membros de família de baixa renda podem solicitar a isenção.

Investigação Social

É uma das etapas dos concursos, na qual o objetivo é a análise da vida pregressa e conduta do candidato.

Nesta etapa, os avaliadores podem fazer perguntas para amigos, vizinhos e antigos chefes, bem como solicitar os conhecidos “_Nada Consta_”.

Lotação

Local em que o servidor público será enviado para exercer suas atribuições. A lotação ocorrerá conforme o previsto em edital.

Nomeação

Ato oficial do órgão que diz respeito ao chamamento dos aprovados no concurso por meio do Diário Oficial.

É o momento em que o candidato preenche o cargo, mas ainda não é servidor, pois apenas após o ato de posse que ocorre a investidura.

PCD

É uma sigla que significa Pessoa com Deficiência e garante a igualdade de condições com os demais candidatos para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência do candidato.

Posse

Ato de investidura em que o servidor assina o termo de posse. Pode ocorrer mediante procuração específica.

É na posse onde o candidato aprovado conhece todos os direitos e deveres do funcionário público, bem como detalhes de sua função.

Prova Objetiva

Primeira etapa de avaliações nos concursos. Normalmente é de caráter eliminatório/ classificatório e de múltipla escolha.

Prova Discursiva

Nem todos os concursos têm essa fase, mas é comum que seja aplicada uma redação ou um estudo de caso com um tema especifico relativo ao cargo público.

...

Assinatura ANUAL do Estratégia! Estude para qualquer concurso sem preocupação!

Economize dinheiro com assinaturas válidas por até dois anos de acesso a todos os cursos.

Regime Jurídico

Pode ser o regime jurídico estatutário, trabalhista ou especial.

O primeiro (estatutário) é para servidores públicos, o segundo (trabalhista) é sob a CLT e empregados públicos. Já o terceiro (especial) engloba os cargos temporários.

Reserva De Vagas

Diz respeito ao número de vagas em uma seleção separadas para pessoas com deficiência e negros e pardos.

Recursos

O recurso é um pedido do candidato em relação aos resultados, gabaritos e demais etapas do concurso. Os inscritos têm direito de solicitar uma segunda análise de todas as fases da seleção caso encontre erro.

TAF - Teste De Aptidão Física

É uma etapa de determinadas seleções (principalmente para Carreiras Policiais e Militares), onde o candidato é avaliado fisicamente por meio de exercícios específicos.

Vagas Remanescentes

Número de vagas que foram ofertadas, mas não preenchidas ou que surgiram durante a validade do concurso.

Gostou desse nosso Glossário? Compartilhe em suas Redes Sociais para que mais pessoas conheçam esse e mais artigos sobre Concursos Públicos.

Guias de Concursos

Conteúdo relacionado

Concursos por estado