Dicas para Concursos -

Melhores hábitos para começar o dia de um estudante

Melhores hábitos para começar o dia de um estudante

Bons Hábitos Para Estudantes Concurseiros: Aprenda e Aplique

A chave para estudar de forma mais assertiva está em aprender a se preparar de maneira mais inteligente, e não de forma mais difícil ou complicada.

Enquanto grande parte dos estudantes concurseiros afirmam que estudam durante um dia inteiro, ou que abdicaram totalmente das suas horas de lazer, concurseiros bem-sucedidos compartilham seus cronogramas de estudos bem organizados e equilibrados, mostrando que o “_sucesso_” está intimamente ligado com “_estratégia_”.

Quando se trata de Concursos Públicos, enquanto alguns candidatos conseguem a sonhada aprovação com o mínimo de esforço e muita sorte, essa é uma exceção.

...

Assinatura ANUAL do Estratégia! Estude para qualquer concurso sem preocupação!

Economize dinheiro com assinaturas válidas por até dois anos de acesso a todos os cursos.

A grande maioria dos candidatos aprovados alcançou o sucesso desenvolvendo e aplicando hábitos de estudo eficazes.

Conversamos com diversos aprovados e chegamos aos 10 principais hábitos de estudo utilizados por grande parte dos aprovados em concursos públicos.

Dessa maneira,se você quer fazer parte do time de candidatos aprovados, não desanime e não desista. O que você deve fazer é se esforçar para desenvolver cada um dos hábitos de estudo abaixo. Assim que o fizer, você verá seu conhecimento aumentar e as chances de aprovação aumentarem.

Não Tente Aprender Tudo De Uma Só Vez

Caso você tenha o péssimo hábito de estudar até tarde da noite, indo dormir apenas quando não aguenta mais se manter de pé, chegou a hora de mudar.

Os candidatos aprovados, geralmente, dividiam a sua preparação em sessões de estudo menores e mais regulares, evitando ver tudo de uma vez só.

Assim, você precisa aprender a ser consistente em sua preparação e a ter mais períodos de estudo, porém mais curtos.

Construa um Cronograma de Estudos

Concurseiros com uma história de sucesso reservam horários específicos durante a semana e dedicam esse tempo aos estudos - e então cumprem.

Os candidatos que estudam de maneira esporádica, normalmente não têm desempenho tão bom quanto aqueles que têm um cronograma de estudos bem definido.

Ao criar uma uma rotina semanal, você desenvolve um maior compromisso com os seus estudos e começa a encará-los com uma maior responsabilidade.

Essa é uma característica que lhe permitirá ter sucesso por muito tempo

Estude Sempre No Mesmo Horário

Tão importante quanto planejar quando você irá estudar, é criar uma rotina diária de estudos  que seja consistente.

Ao estudar sempre no mesmo horário, você acaba incorporando os estudos a sua rotina. Dessa maneira, com o passar do tempo, será mais difícil desistir.

Além disso, ao tornar a regularidade um hábito, você estará mais preparado mentalmente e emocionalmente. Isso tornará suas sessões de estudos cada vez mais produtivas. Você aprenderá mais com um menor esforço.

Defina um Objetivo Específico para Cada Sessão de Estudos

Estudar sem um objetivo não produz resultados. É necessário que você saiba o que é preciso estudar e quais os pontos que você deve cobrir em cada minuto no qual você se senta para se preparar.

Antes de iniciar sua leitura ou ver sua vídeo-aula, determine uma meta a ser batida naquele momento que esteja de acordo com o seu objetivo maior: Passar no Concurso Público.

Você pode definir que irá memorizar uma lei específica ou realizar simulados, por exemplo.

Fuja da Procrastinação Durante Suas Sessões de Estudo

Adiar uma sessão de estudos é extremamente fácil e comum, principalmente quando o candidato não se sente atraído pela disciplina ou assunto.

Aprovados em Concursos Públicos NÃO procrastinam os estudos. Ao procrastinar no meio de sua rotina diária/semanal, seu aprendizado se tornará muito menos eficaz. Além disso, com essa atitude, você perde um tempo precioso!

Quer ser Policial Federal? Encontre o melhor curso aqui!

Ao perder tempo, provavelmente você não consiga concluir seus estudos a tempo para o certame.

Comece Com As Disciplinas Mais Complicadas e Difíceis

Ao começar com as disciplinas mais complicadas, você precisará colocar mais esforço e energia para concluir.

  • Mas assim não é mais difícil?

Sim. Porém, depois que você finaliza essa disciplina, será mais fácil seguir com todo o restante do conteúdo programático.

Português para Concurso Público: Dicas Descomplicadas que Vão te Ajudar a Estudar

Apesar de exigir mais dedicação e foco durante o começo, terminar as matérias mais difíceis te deixará livre para aproveitar sua preparação com mais leveza.

Antes de Iniciar um Novo Assunto, Revise O Anterior

E isso significa ter anotações para que a revisão seja eficiente. Ao estudar, faça boas e pertinentes anotações sobre o que está sendo aprendido.

Foque nos pontos principais. Use palavras-chave para lembrar de determinado ponto.

Após isso, antes de iniciar uma nova sessão de estudos, revise suas anotações.

Ao tornar a revisão um hábito, você conseguirá memorizar o que foi aprendido de forma mais eficaz e com facilidade. Isso garante que o que foi aprendido não seja perdido em meio aos novos assuntos.

Evite Distrações Enquanto Estiver Estudando

As pessoas se distraem com coisas diferentes. Uns se distraem com a família conversando na cozinha, enquanto outros são interrompidos toda vez que o celular toca. Existem pessoas que se distraem até com os próprios pensamentos.

Ao se distrair, você perde a sua linha e raciocínio e não consegue mais se concentrar no ponto em que estava refletindo. Essa perda de foco pode ser extremamente perigosa para a eficácia de seus estudos.

Melhores cursos para Polícia Rodoviária Federal aqui!

Assim, antes de iniciar a sua sessão de estudos, certifique-se de eliminar todas as distrações. Desligue o telefone e a TV, converse com sua família para que eles possam conversar mais baixo ou em outro lugar.

Se você puder, utilizar fones de ouvido com cancelamento de ruído também te ajudará a evitar as distrações causadas por sons externos.

Forme Grupos de Estudo Para Aprender Ainda Mais

Quando estamos falando sobre estudos, quanto mais pessoas, melhor!

Estudar em grupos possibilita que você possa ser auxiliado por outras pessoas quando estiver tendo dificuldade para entender algum assunto, como também tem a oportunidade de ensinar o que sabe, reforçando o conhecimento em sua memória.

Ao formar grupos de estudos, certifique-se de definir regras claras. Dessa forma, você evita que as pessoas do grupo se distraiam e o assunto da conversa fuja daquilo que está sendo estudado.

Reserve o Final de Semana Para Revisar Tudo O Que Foi Aprendido

Os aprovados em Concursos Públicos geralmente utilizavam algumas horas, no final de semana, para revisar o que foi aprendido.

Assim, eles se preparavam para aprender novos assuntos e disciplinas que estavam ligados ao conhecimento anterior. Isso facilita a assimilação, mantendo um fluxo contínuo de informações.

Esses são os 10 hábitos que todos os estudantes concurseiros devem incorporar a sua rotina de estudos. Ao fazer isso, você conseguirá se preparar de forma muito mais focada e eficaz.

Encontre cursos para o concurso da PM-MG

Conteúdo relacionado

Concursos por estado