Previsto

Escolaridade
Médio
Técnico
Superior
Estado
Nacional

IBGE 2018

Concurso IBGE 2018

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é um instituto público da administração federal brasileira criado em 1934. Atualmente o instituto vem passando por um déficit crescente no órgão, de acordo com o Ministério do Planejamento neste ano o instituto registrou cerca de 220 aposentadorias somente no mês de fevereiro até abril, com a crescente redução de funcionários os próximos censos podem sofrer atrasos imprecisões e até mesmo cancelamentos.

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Roberto Olinto, reconhece o déficit da instituição e através do diretor da Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Paulo Lindsay reforçou os pontos abordados no parágrafo anterior e que tem solicitado prioridade para a realização do concurso público do IBGE.

Como proposta de solução do déficit de órgãos públicos da instituição o IBGE vem solicitando milhares de vagas para o seu concurso público.

Cargos Oferecidos

Para o concurso público do IBGE, a instituição está solicitando 1.800 vagas ao Ministério do Planejamento ao qual se autorizado 1.200 serão destinadas a cargos técnicos e as outras 600 vagas serão destinadas a cargos de função analista, cargos organizados e descritos de acordo com a lista a seguir:

  • Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas - A função principal deste cargo é coletar dados de diversos núcleos sociais, organizar, planejar, manter a integridade dos dados e sua fidelidade a respectiva realidade. O cargo é remunerado com um salário de R$3.890,87 (Auxílio alimentação incluso), com a exigência da jornada de 40 horas semanais.
  • Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas - A função principal deste cargo é focada para as atividades administrativas e logísticas da instituição, voltadas para a análise de projetos, sistemas, biodiversidade e auditoria do material coletado. O cargo é remunerado com um salário de R$8.213,07 (Auxílio alimentação incluso), com a exigência da jornada de 40 horas semanais.

Último Concurso Público do IBGE

Foi realizado no ano de 2015 o concurso público para cargos efetivos. Para a época o concurso público realizado havia disponibilizado apenas 600 vagas as quais 460 eram vagas de nível técnico e o restante distribuído em vagas tais como analista.

O último concurso público do IBGE era constituído de uma prova com 60 questões composta por 10 questÕes de conhecimentos específicos da área e 50 questões de conhecimentos gerais.

Quer ser aprovado? Acesse o melhor material aqui!

Estratégia Concursos

Estratégia Concursos