Material Para Estudar Para Concurso Público
Not Selected -

Material Para Estudar Para Concurso Público

O Material para Estudar para Concurso Público é uma parte importantíssima dos seus Estudos, principalmente, no caso daqueles candidatos que se propõe a estudar por conta própria, isto é, sem cursinhos presenciais. Certamente, sem o material adequado, até o melhor e mais estudioso concurseiro não terá êxito em sua empreitada.

Nesse artigo, a Próximo Concurso se propõe a trazer um guia completíssimo que vai lhe explicar como escolher o material para estudar para concurso público! Vamos analisar as vantagens e desvantagens que cada tipo pode trazer para seus estudos, dar dicas para não errar na escolha e, ao final, revelar qual o nosso material preferido.

Livros

São o material clássico de estudo e é bom que todo concurseiro dê o devido valor! O conteúdo costuma ter muita qualidade e ser atualizado frequentemente.

Na escolha de livros para estudar para concurso público, dê preferência àqueles esquematizados que são feitos com o propósito específico de auxiliar no estudo para esses exames. Por serem feitos com esse objetivo, vão economizar muito do seu tempo.

Ali, não há somente parágrafos e mais parágrafos se perdendo em divagações sobre cinco correntes minoritárias quanto a natureza jurídica do instituto X. Apesar de todo o preconceito que sofrem, têm abordagem muito direta, focados só naquilo que efetivamente vai cair na sua prova.

Não estamos desmerecendo grandes autores! As doutrinas tradicionais definitivamente têm seu valor e sua importância. Sem dúvidas, possuir doutrina consagrada é essencial em um trabalho de conclusão da faculdade ou em concursos públicos de carreiras jurídicas, como a Magistratura ou Ministério Público. Mas, para a maioria dos concursos, esse tipo de livro vai custar muito tempo e dinheiro sem benefícios significativos.

Ebooks x Físicos

Escolher entre livros físicos e ebooks é algo absolutamente pessoal. Alguns estudantes têm grande dificuldade de se concentrar em livros digitais. Se você se encaixa no grupo de alunos cujo estudo rende mais quando têm o papel na mão, prefira os livros físicos. No entanto, se você viaja com frequência ou mesmo é um concurseiro nômade, os ebooks são a melhor opção. Livros podem ser muito pesados e viajar com material físico na mala é muito cansativo.

Videoaulas

Videoaulas são um recurso relativamente recente no mundo dos concurseiros. Elas oferecem a vantagem da experiência próxima a da sala de aula, mas com flexibilidade de horários, eliminando o tempo de deslocamento, sem a distração da conversa paralela e vestindo pijama!

Ao escolher esse material, é importante procurar referências sobre os professores que aparecem nos vídeos. Quais é o currículo desse professor? Ele tem formação acadêmica relevante? Ele trabalha na área acadêmica? Se não trabalha, a profissão dele ao menos contempla o conteúdo que ele quer passar? Essas são algumas das perguntas que o concurseiro pode se fazer ao decidir se vale ou não a pena assistir uma determinada videoaula.

Mas não é necessário encarar essas perguntas como um checklist! Elas servem para lhe orientar na escolha, porém use principalmente do seu bom senso. Se um professor tem na bagagem um pós-doutorado em universidade da Ivy League, mas é pouco didático, prefira um que talvez tenha acabado de concluir o mestrado, mas passa o conteúdo de um jeito fácil e bem fundamentado.

Áudio

Arquivos de áudio ou podcasts podem ser uma boa para preencher intervalos de tempo. Por exemplo, para ouvir no transporte público ou antes de consulta médica.

Infelizmente, poucos alunos tem a capacidade de se concentrar em áudios por longos períodos de tempo. Por isso, como material de estudo para concurso público, exige cautela! Se você faz parte daqueles que não tem problema em se concentrar nos áudios, não hesite em usá-los como ferramenta. Se você faz parte do outro tipo de concurseiro, use-os como meio secundário.

Se decidir que os áudios serão seus aliados, vale a pena comprar um mp3 especificamente para isso. Escutar pelo celular pode consumir muita bateria e o aparelho pode ser uma distração grande.

Apostilas para Concursos Públicos

Definitivamente, as apostilas são controversas. Certamente é possível encontrar muitos concurseiros antigos que torcem o nariz para esse material. Dizem que são incompletas, desatualizadas e pouco confiáveis. No entanto, nós do Próximo Concurso consideramos a apostila um ótimo material de estudo para concurso público.

As apostilas evoluíram muito

Se você está pensando naquelas apostilas encontradas comumente em bancas de jornal há 10 anos atrás, de qualidade duvidosa e procedência estranha, esqueça!

Hoje, é possível encontrar empresas super sérias produzindo material de muita qualidade. É importante que o interessado em concursos públicos procure saber quem preparou aquele material, busque informação na internet, pesquise referências de quem já estudou para concurso público usando o material, investigue se há informação sobre aprovados e cheque sobre as atualizações.

O Problema Nunca Foi das Apostilas

Na verdade, o problema das apostilas costuma ser o aluno. O aluno que está interessado em resultados imediatos com pouco esforço tende a procurar essas ferramentas. Costuma ser o estudante que se dedica pouco, mas quer passar em curtíssimo prazo e acha que as apostilas serão a fórmula mágica da aprovação. Quando se trata de concursos públicos, isso é absolutamente IMPOSSÍVEL. Esse aluno coleciona reprovações e por conta disso as apostilas adquirem má fama. Não se engane, o problema é menos do material e mais do usuário!

Exercícios de Provas Antigas

Fazer exercícios de Provas de Concursos antigas definitivamente é FUNDAMENTAL. É essencial se o aluno quer se ambientar com a forma que o conteúdo é cobrado, com jargões típicos de concurso público e com as famosas pegadinhas. Também é importante para que você identifique suas dúvidas e assim consiga suprir lacunas. Saber o conteúdo é uma coisa, saber resolver os exercícios é outra. Por isso encorajamos todo concurseiro a resolver questões. Várias e VÁRIAS questões!

Lembre-se que esse não pode ser o seu único método de estudo. Resolver exercícios é só uma parte do estudo. É interessante que você reserve um tempo de seus estudos somente para isso.

Cursos Online

É normal que muitos concurseiros participem de cursinhos preparatórios para concursos públicos presencialmente. Infelizmente, eles costumavam estar disponíveis somente aos moradores de grandes centros urbanos. Que bom que hoje existem muitas opções de cursos online capazes de recriar essa experiência.

Deixamos os cursos por último, pois eles costumam combinar dois ou mais dos métodos anteriores. O mais comum é que ofereçam apostilas, videoaulas e exercícios selecionados. Combinar diferentes tipos de material para estudar para concursos públicos é sempre positivo. Fazendo isso, você consegue ativar diferentes tipos de inteligência do seu cérebro e é mais fácil assimilar o conteúdo.

Vantagens dos cursos online

Veja alguma das vantagens que cursos online oferecem

  • Foco no concurso desejado: A grande vantagem dos cursos é que eles são super focados e concentradas na matéria que REALMENTE importa. Você vai conseguir encontrar grande variedade e cada curso provavelmente será feito com propósito singular em um determinado concurso público ou banca. Assim, você terá a absoluta certeza que está estudando o que importa e tão somente isso, sem gastar energia em conteúdo que não cai.
  • Exercícios selecionado: Qualquer candidato sabe que é impossível conseguir a almejada aprovação sem fazer resolver questões. No entanto, procurar provas antigas de cada uma das bancas e selecionar as questões pertinentes para o assunto que lhe interessam pode ser uma tarefa cansativa. É algo que parece simples, porém vai tomar muito do seu tempo que poderia ser melhor aproveitado efetivamente estudando. Ao assinar esse tipo de serviço, as questões pertinentes à matéria já estão ali prontas para que o aluno resolva. Muitas vezes os serviços também comentam o gabarito da questão.
  • Tutoria: Os cursos online costumam oferecer um método de comunicação dos concurseiros e seus professores. Alguns até oferecem integração entre os alunos. Assim, com certeza você terá um meio de tirar as dúvidas que surgirem em seus estudos de uma maneira rápida e prática.
  • Unidade no Conteúdo: Combinar materiais pode ser confuso se você lida com materiais de origens diferentes. Isso não chega a ser um problema para a maioria dos concurseiros, mas é melhor quando os materiais conversam entre si.

Material Gratuito x Material Pago

Atualmente, é possível encontrar diversas fontes de material para estudar para concurso público disponível de forma gratuita na internet. Definitivamente isso é altamente positivo. Quanto mais democrático for o acesso a informação, melhor para todo mundo! No entanto, dificilmente o material gratuito vai ser exaustivo, por isso é bastante difícil passar em um concurso SOMENTE utilizando material gratuito. Outro problema dos materiais gratuitos é que, por não serem lucrativos, às vezes os autores não se preocupam em atualizá-los.

Use como complemento. Também é uma boa ideia usar para decidir que material comprar. Muitos cursos online oferecem amostras. Assim, é possível assistir as aulas, checar o material e decidir qual lhe atende melhor.

Informação não é finita

Sempre que possível, não se limite a um tipo de material ou uma fonte de informação. Por mais que alguns anunciem dessa forma, nunca haverá material EXAUSTIVO sobre assunto algum! Por isso, com toda certeza, diversificar só vai enriquecer os seus estudos.

Afinal, qual tipo de material para estudar para concurso público é o melhor?

Enfim respondendo à pergunta dos concurseiros, acreditamos que o melhor material de estudo para concurso público é o Curso Online! Isso porque um curso comtempla diferente ferramentas, facilitando a aprendizagem.

Se você quer saber informações sobre cada um dos cursos, acompanhe nosso site! Em breve começaremos uma série que vai falar sobre cada um dos sites que oferecem esse tipo de serviço ligado a concurso público. Vamos explorar os serviços de forma completa, analisando o material que eles oferecem e dando o nosso parecer sincero sobre o produto.

Se tem algum serviço que lhe interessa e que você deseja saber mais informações a respeito, envie-nos a sugestão!

Quer dicas e informações exclusivas sobre Concursos Públicos?

Conteúdo relacionado

Como passar na OAB

Como passar na OAB

Precisando estudar para o Exame da OAB? Leia esse Guia Completo sobre como fazê-lo! Ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é o sonho presente nas mentes de todos aqueles que cursam a faculdade de direito. Porém, passar na prova não é tão fácil, sendo necessário esforço, dedicação e disciplina para estudar e se dar bem nas avaliações. A aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil é o primeiro passo para que os muitos estudantes de Direito se tornem profissionais com uma carreira de sucesso.