Métodos de Estudo para Concurso que Funcionam
dicas para concursos -

Métodos de Estudo para Concurso que Funcionam

Ser aprovado em Concurso Público não é uma questão de sorte. O segredo todo mundo sabe: estudo. Muuuuuuito estudo! Mesmo assim, muita gente passa anos tentando sem sucesso. O problema é que pouca gente sabe estudar.

É verdade! Muita gente passa horas na frente de um livro, achando que está estudando, quando na verdade não está apreendendo nada. O método que a maioria dos alunos usava para estudar nos exames da faculdade é insuficiente quando se trata de concurso. Concursos públicos exigem preparação de longo prazo, por isso não adianta aprender matéria na véspera e esquecer em duas semanas! No estudo de qualidade é necessário conhecer métodos de estudo adequados. O ideal é testar vários até encontrar quais métodos de estudo para concurso funcionam com você.

Educadores e psicólogos passam anos pesquisando quais são os melhores métodos de estudo. Com base nesses experimentos, foram criados os mais diversos métodos. Com certeza algum deles senão vários será capaz de turbinar os seus estudos. Não temos fórmulas mágicas, alguns métodos são dicas simples, outros são técnicas quase esquecidas que juntas garantidamente melhorarão seu desempenho. Os concurseiros que seguem esses métodos de estudo para concurso aprendem com mais facilidade, lembram da matéria por um prazo maior, economizam horas de estudo e, consequentemente, são aprovados.

Faça e mantenha um horário de estudo

O primeiro método de estudo para Concurso Público é fazer um horário de estudo. A maioria das pessoas têm horários do dia reservados a comer, dormir, tomar banho e escovar os dentes. É necessário fazer o mesmo em relação a seus estudos. Mantenha a mesma programação fielmente todos os dias.

A quantidade de horas de estudo necessárias vai variar considerando as habilidades no assunto de cada indivíduo. Também vai variar conforme a quantidade de tempo que cada um tem disponível. O concurseiro que trabalha certamente vai ter menos horas disponíveis para estudar do que aquele que tem a oportunidade de só estudar.

No mais, tenha atenção aos sinais do corpo. Inútil estabelecer um tempo de estudos muito longo se for excessivamente difícil mantê-lo. É necessário saber até onde seu corpo aguenta.

Estude em um ambiente apropriado

Esse método de estudo para concurso é especialmente importante para concurseiros que sofrem com a concentração. O ambiente de estudos correto o ajudará muito.

A mesa usada em seus estudos deve estar em um lugar calmo, isso significa livre de todos os tipos de distração. Estar com a família é ótimo, mas evite na hora de estudar para concurso, principalmente se tiver filhos.

Além disso, é importante manter uma certa rotina quanto ao lugar. O aluno se concentrará melhor quando estudar no mesmo local todos os dias. A nossa mente faz associações. Por exemplo, ao se sentar na mesa da cozinha, espera-se comer. Ao se sentar no sofá, espera-se assistir TV, etc. Desenvolver o hábito de estudar no mesmo local, no mesmo horário, todos os dias, melhorará sua concentração.

Equipe sua área de estudo com todos os materiais necessários

É importante que tudo esteja ao seu alcance quando for estudar. Dar 10 passos para pegar um livro pode parecer pouco, mas poderá estragar o foco nos estudos. Esse método de estudo para concurso também lhe ajuda a minimizar as distrações. Sua mesa de estudo deve estar equipada com todos os materiais necessários nos estudos. Por exemplo, lápis, canetas, borracha, clipes de papel, dicionário, legislação, etc. Com seus materiais à mão, é possível estudar sem interrupção. Também é recomendável ter o seu lanche e as bebidas na localização do estudo. Isso elimina infinitas idas à cozinha. Mas é lanchinho! Nada de bater um pratão de comida na hora de estudar.

Além de deixar tudo o que é preciso à mão, é importante se livrar de tudo aquilo que é desnecessário. Mantenha somente o que é essencial. O celular, por exemplo, deve ficar longe ou ao menos no modo silencioso. É possível responder todas as suas mensagens e retornar as ligações depois de estudar. Faça as pessoas ao seu redor entenderem que o horário de estudos é MUITO importante. Se você estivesse em uma reunião do trabalho, todos entenderiam a demora em responder o WhatsApp. Basta encarar os estudos da mesma forma.

Veja Provas de Concursos Anteriores

Não espere a inspiração divina

Alguém acha que atletas olímpicos aguardam inspiração para treinar para algum evento esportivo? Pouco provável. Se quiser se manter competitivo, um atleta deve treinar diariamente. Pouco importa se ele acordou com vontade de treinar. Passe a entender o concurso como as Olímpiadas e, como um atleta de alto nível, você busca o pódio. Não aguarde motivação ou invente desculpas a fim de não estudar. Esse método de estudo para Concurso Público consiste em manter a regularidade. Se a fila do banco estava enorme, se o seu chefe foi grosso, se o seu restaurante favorito estava cheio, isso tudo não deve atrapalhar a sua preparação diária.

Organização aumenta seu desempenho

Os pesquisadores nos dizem que definitivamente há uma relação entre organização e notas altas. O próximo método de estudo para concurso público, consiste então na organização. Saber onde encontrar seus materiais quando precisar deles é crucial. Divida o caderno por assuntos e mantenha um planejamento para seus estudos. Dispor de toda essa informação condensada em um só lugar é vital no seu sucesso. Ter um caderno bem guardado é parte da boa gestão do tempo. Se você alguma vez já se dispersou porque uma informação importante sumiu, sabe quanto tempo valioso pode ser perdido procurando por ela.

Mantenha um registro de suas tarefas

Saber exatamente o que é preciso fazer e quando se espera que faça é o primeiro grande passo para concluir qualquer tarefa. Esse método de estudo para concurso consiste em ter uma lista de todos os conteúdos que serão cobrados no exame. Parece preciosismo? É muito comum que concurseiros deixem de estudar um determinado conteúdo, não por falta de tempo, mas porque se esqueceram disso. Então saiba exatamente aquilo que precisa ser estudado.

Use os Flashcards

Já ouviu falar nos flashcards? Eles são muito populares no exterior e são usados principalmente nas escolas. Mas os Flashcards também são úteis para concursos! Eles são uma ferramenta de estudo legítima. Para usar esse método de estudo para concurso público, comece com um cartão, pode ser daquelas fichas pautadas que se encontra em papelaria. Na frente do cartão escreva um termo importante, na parte de trás, escreva uma definição ou um fato importante sobre esse termo. Carregue seus Flashcards para todo canto. Use-os durante o tempo morto, como no ponto de ônibus ou ao aguardar em um consultório médico. Se você tem carro e passa longo períodos do dia preso no engarrafamento, por que não manter alguns no porta luvas? Vale também grudar alguns no espelho do banheiro para revisar ao se barbear ou ao se maquiar. A quantidade de coisas que é possível memorizar nesse ínterim é surpreendente!

Faça anotações enquanto estuda e evite o esquecimento

Faça anotações eficientes para enfatizar os pontos mais importantes da matéria. Ter um bom caderno é essencial para revisar aquilo que já foi estudado e economiza muitas horas de estudo. Ao se preparar para concurso público, dificilmente um concurseiro terá tempo para ler 300 páginas de um livro sobre um determinado assunto três vezes. As anotações são ótimas para lembrar de matérias estudadas há meses. Com notas, é possível recuperar os pontos principais em apenas uma fração do tempo. Ao gastar tempo produzindo um caderno, você não está perdendo-o, mas sim economizando o tempo pro futuro.

Aprenda mais de uma vez e ajude sua memória

Os psicólogos dizem que o segredo para lembrar coisas no futuro é a aprendizagem excessiva. Por isso, o penúltimo método de estudo para concurso é aprender mais de uma vez, o que é chamado no inglês de overlearning. Os especialistas sugerem que, depois de achar que entendeu a matéria, é importante continuar estudando esse assunto por pelo menos mais um quarto do tempo que foi gasto estudando-a originalmente. Eu sei o que você está pensando.

“Mas estudando para concurso eu não disponho de todo esse tempo!”

Assim como no método anterior, pense nisso como uma economia de tempo para o seu futuro. Pense, por exemplo, sobre como lhe ensinaram a tabuada. O seu professor provavelmente o fez repeti-la várias vezes até que você finalmente conseguiu memorizar. Isso é um exemplo de overlearning. Reveja a matéria de várias maneiras diferentes. Escrevendo, lendo, tocando, ouvindo e repetindo. Em um estudo experimental, os estudantes que usaram essa técnica, após um mês, lembravam quatro vezes mais do que aqueles que não usaram.

Revisando material com frequência

Um aluno que não revisa a matéria pode esquecer 80% do que foi aprendido em apenas duas semanas! Aí entram em jogo os métodos de estudo para concurso anteriores. A primeira revisão deve vir muito pouco depois que o material foi apresentado e estudado pela primeira vez. Revisar antecipadamente lhe protege contra o esquecimento e ajuda a sua memória.

Como Aplicar os métodos

Ficou animado com esses métodos? Comece a implementá-los aos poucos na sua rotina. Você vai perceber que mesmo isolados, cada um desses métodos tem um impacto grande. Mas, conforme você for se acostumando, o recomendável é que você combine todos os métodos para maiores resultados.

Embora estes dez métodos de estudo para concurso funcionem, há um outro componente necessário ao usar todos eles: assumir a responsabilidade pelos seus estudos. Você é o único responsável pelo seu sucesso. Parece uma frase clichê, mas não se chega a lugar nenhum sem acreditar nisso. Os métodos de estudo são ineficazes se você não acreditar no seu potencial.

Se você se empenhar, estudando de forma eficaz, suas habilidades vão melhorar e o estudo logo se tornará um hábito. A tão sonhada aprovação no concurso público é somente uma consequência do seu esforço.

E aí, conhece outros métodos de estudo para concurso? Comente aqui embaixo sobre os métodos que mais tem lhe ajudado em sua preparação.

Quer dicas e informações exclusivas sobre Concursos Públicos?

Conteúdo relacionado

Afinal, videoaulas para concurso prestam?

Afinal, videoaulas para concurso prestam?

Videoaulas são um método de estudo polêmico entre os concurseiros. Ultimamente, a corrente que repudia as videoaulas tem ganhado força entre os concurseiros. Dizem que videoaulas não prestam. Que, assistindo às videoaulas, os concurseiros se enganam em um processo pouco ativo. Quem condena as videoaulas defende que o estudo só rende, só funciona, quando através da leitura ou da leitura combinada com resumos. Isso tem feito alguns concurseiros empenhados se perguntarem se é necessário abandonar as videoaulas.

8 regras de ouro dos concurseiros de sucesso

8 regras de ouro dos concurseiros de sucesso

É impressionante como alguns concurseiros de sucesso têm domínio completo sobre vários assuntos diferentes. Você pode achar que isso é um privilégio de uma casta de estudantes excepcionais, mas não é! Usando de alguns artifícios simples, mas ainda desconhecidos para a maioria dos concurseiros, é possível memorizar a matéria melhor e por mais tempo. Separamos nesse artigo oito regras de aplicação simples que já deveriam ser um MANTRA para todos os concurseiros.

Posso estudar para vários concursos ao mesmo tempo?

Posso estudar para vários concursos ao mesmo tempo?

A maioria dos especialistas em concurso público recomendam que você foque em um concurso por vez. Atirar para todo lado, ao contrário do que alguns acreditam, pode fazer que você não acerte em nada. Estudar para dois concursos de uma vez pode ser a receita para um desastre. Melhor é focar em um certame por vez. Além disso, quando se tem o foco em um só certame, fica mais fácil conhecer com profundidade as especificidades daquele concurso.