Posso estudar para vários concursos ao mesmo tempo?
Dicas Para Concursos -

Posso estudar para vários concursos ao mesmo tempo?

A maioria dos especialistas em concurso público recomendam que você foque em um concurso por vez. Atirar para todo lado, ao contrário do que alguns acreditam, pode fazer que você não acerte em nada. Estudar para dois concursos de uma vez pode ser a receita para um desastre. Melhor é focar em um certame por vez. Além disso, quando se tem o foco em um só certame, fica mais fácil conhecer com profundidade as especificidades daquele concurso.

Apesar das vantagens que o estudo focado em um único concurso tem, não se desespere! Usando algumas das dicas que vamos revelar aqui, é possível ter sucesso na empreitada de estudar para vários concursos ao mesmo tempo.

Mire nas similaridades

Sabemos que o conteúdo cobrado para certames públicos é extremamente extenso. Além de extenso, alguns concursos também cobram a matéria com um alto grau de profundidade. Felizmente, muitos editais trazem pontos similares. Por isso, muitos dos tópicos estudados poderão ser aproveitados para mais de um certame. Ao estudar para dois concursos ao mesmo tempo, é necessário dominar essas coincidências.

Para aumentar as similaridades, é interessante que você escolha dois concursos semelhantes em termo de matéria e padrão de questões. Se, por exemplo, você sonha com a carreira de Advogado da União, escolha o segundo concurso com base nas matérias que serão cobradas no primeiro. Esse é um segredo importante para que você mantenha o foco.

Tenha um cronograma rígido

Você já sabe que estudar para concurso exige foco e disciplina. Estudar para vários concursos ao mesmo tempo vai exigir essas duas qualidades em dobro! Vai ser necessário maximizar seu tempo, daí a necessidade de manter um plano de estudos rígido.

Além de um plano de estudos rígido, você vai precisar de MUITA organização! Isso inclui todas as esferas da sua vida! Se as coisas começarem a sair do eixo em alguma das áreas, isso é um fator que provavelmente afetará sua capacidade de estudar e seu foco. A única forma de não permitir que isso te afete é se organizando.

Maximize seu tempo

Chega de procrastinação, você precisa se concentrar na sua meta! Acabou acompanhar a treta dos vizinhos pelo Facebook, chega de piadinhas do Whatsapp, chega de pedir vidas para os parentes no Candy Crush. Isso tudo não te pertence mais! Se você já não tinha tirado isso da sua vida, essa é a hora! Estudar para vários concursos ao mesmo tempo exige muita seriedade. É o fim de perder o tempo com atividades que não lhe acrescentam em nada. Esse tipo de coisa parece não gastar tempo, mas você pode facilmente ficar mais de uma hora só acompanhando o seu feed do Facebook. Muito melhor usar esse tempo para estudar ou fazer outras atividades necessárias.

Atenção: maximizar seu tempo não pode ser uma desculpa para comprometer sua saúde e seu bem-estar. Não adianta acordar 4h da manhã para começar a estudar se você vai estar praticamente dormindo em cima dos livros e vai passar o resto do dia se sentindo cansado. Se para você é tranquilo acordar mais cedo e estudar, faça. Mas, se esse esforço representa um sacrifício para seu corpo ou para sua mente, repense se essa é uma opção que vale a pena.

O material nunca foi tão importante

Ter o material apropriado é indispensável. Quando se está estudando para vários concursos ao mesmo tempo, o tempo é o seu maior inimigo. Por isso, é imprescindível que o seu material seja apropriado para os concursos que você deseja prestar e que não lhe faça perder tempo com firulas desnecessárias.

Para escolher o material apropriado, o ideal é levar em conta quatro características: material deve ser adequado para o concurso, deve abordar a disciplina de forma completa, deve estar atualizado e deve ser inteligível para o concurseiro que os tem a disposição. Preenchidos esses quatro itens, com certeza você terá em mãos o material correto.

Encontre Aqui Cursos Online para Concursos

Com muito foco, é possível estudar para vários concursos ao mesmo tempo!

Estudar para vários concursos ao mesmo tempo certamente será um desafio, mas tendo disciplina e dedicação, nada poderá lhe impedir de ter sucesso em ambos.

Aproveite as dicas dadas aqui na sua empreitada e o êxito estará próximo!

Bons estudos!

Quer dicas e informações exclusivas sobre Concursos Públicos?

Conteúdo relacionado

Afinal, videoaulas para concurso prestam?

Afinal, videoaulas para concurso prestam?

Videoaulas são um método de estudo polêmico entre os concurseiros. Ultimamente, a corrente que repudia as videoaulas tem ganhado força entre os concurseiros. Dizem que videoaulas não prestam. Que, assistindo às videoaulas, os concurseiros se enganam em um processo pouco ativo. Quem condena as videoaulas defende que o estudo só rende, só funciona, quando através da leitura ou da leitura combinada com resumos. Isso tem feito alguns concurseiros empenhados se perguntarem se é necessário abandonar as videoaulas.

8 regras de ouro dos concurseiros de sucesso

8 regras de ouro dos concurseiros de sucesso

É impressionante como alguns concurseiros de sucesso têm domínio completo sobre vários assuntos diferentes. Você pode achar que isso é um privilégio de uma casta de estudantes excepcionais, mas não é! Usando de alguns artifícios simples, mas ainda desconhecidos para a maioria dos concurseiros, é possível memorizar a matéria melhor e por mais tempo. Separamos nesse artigo oito regras de aplicação simples que já deveriam ser um MANTRA para todos os concurseiros.

Métodos de Estudo para Concurso que Funcionam

Métodos de Estudo para Concurso que Funcionam

Ser aprovado em Concurso Público não é uma questão de sorte. O segredo todo mundo sabe: estudo. Muuuuuuito estudo! Mesmo assim, muita gente passa anos tentando sem sucesso. O problema é que pouca gente sabe estudar. É verdade! Muita gente passa horas na frente de um livro, achando que está estudando, quando na verdade não está apreendendo nada. O método que a maioria dos alunos usava para estudar nos exames da faculdade é insuficiente quando se trata de concurso.