Saiba como vencer o cansaço ao estudar para concursos
Dicas para Concursos -

Saiba como vencer o cansaço ao estudar para concursos

Saiba Agora Como Vencer o Cansaço ao Estudar E Obter um Maior Rendimento!

Depois de um longo dia cumprindo muitas responsabilidades, pode ser muito difícil manter os olhos abertos enquanto estuda.

Você se sente sobrecarregado só de pensar em tudo que tem a fazer? Você já desistiu de estudar porque simplesmente não consegue se concentrar? Você pode estar sofrendo de fadiga mental.

A fadiga ou cansaço mental é o resultado da superatividade cerebral. Isso pode acontecer quando você dedica um grande esforço mental em um projeto ou tarefa. Você pode se orgulhar de toda a sua dedicação em sua rotina de trabalho, gastando longas horas em uma tarefa. Mas todo esforço levado ao extremo se torna um risco.

A fadiga mental resulta na incapacidade de se concentrar e no aumento de erros simples. Além disso, você começa a sentir-se estressado, irritado e até mesmo deprimido.

Além do mais, estar em um estado de cansaço mental não afeta apenas a sua rotina de estudos, como também influencia as suas interações sociais e bem-estar.

Dessa forma, se você acha que pode estar mentalmente cansado, essas são algumas dicas para ajudá-lo a combater a fadiga e obter um maior rendimento!

Beba mais água

A primeira dica é muito fácil de ser posta em prática, mas a maioria das pessoas não sabe: basta beber mais água!

Beber água ao longo do dia é, na verdade, um estimulante. Regula a temperatura do corpo e acelera o metabolismo. Dessa forma, mantenha-se hidratado, porque a desidratação pode deixá-lo mais cansado.

Se você costuma estudar a noite, mantenha uma garrafa de água sempre por perto e beba regularmente.

Na verdade, beber água enquanto você estuda é melhor do que café ou energéticos.

Claro, a cafeína vai te acordar e te dar energia imediata, mas essa sensação passa rapidamente, e te deixa mais cansado do que antes.

As bebidas com cafeína também desidratam o seu corpo e, novamente, você ficará cansado e lento.

Se você sabe que vai estudar até tarde da noite e não abre mão de um cafezinho, prefira ingerir cafeína pela manhã.

Coma um bom café da manhã

O próximo passo é certificar-se de que você se alimenta bem no café da manhã!

Talvez você não acredite que comer bem durante o café da manhã fará algum efeito sobre a maneira como você se sente durante a noite, mas você está errado.

Colocar esses nutrientes extras e essenciais em seu corpo pela manhã o ajuda a funcionar corretamente durante todo o dia.

Assim, quando você precisar de um gás extra à noite, seu corpo estará pronto para ajudá-lo.

Pratique exercícios físicos

Além disso, é importante ter certeza de que você está praticando exercícios físicos regularmente. Esse é um excelente combustível para o corpo!

Os exercícios físicos ajudam a regular o metabolismo e o cérebro, fazendo você pensar melhor!

A prática de exercícios físicos pelo menos cinco dias por semana é fundamental, e nos dias em que você sabe que precisa estudar, certifique-se de mover seu corpo.

Para fazer: à medida que você estuda até tarde da noite, e começa a sentir o cansaço chegando, levante-se e dê alguns pulos, se alongue ou faça alguns abdominais.

Qualquer pequeno exercício físico funcionará - vai animar seu cérebro e seu corpo!

Tenha uma boa noite de sono

Embora possa parecer estranho prescrever mais sono para vencer o cansaço, dormir o suficiente nas noites anteriores pode realmente ajudar a ter mais rendimento em sua sessão de estudos.

Se você consegue descansar e relaxar da maneira certa durante a noite, é muito mais fácil para o seu corpo combater a fadiga durante as suas madrugadas de estudos.

Assim, independentemente da hora na qual você resolve se dedicar aos livros e anotações, tenha, no mínimo, 8 horas de sono com qualidade para repor as energias.

Estude com Provas de Concursos Anteriores

Escute mais música

Ouvir música também pode ter um efeito positivo no seu humor e no combate ao cansaço.

Obviamente, não é necessário ouvir um rock em um volume super alto. Simplesmente coloque para tocar algumas músicas que você goste, e observe aquelas que fazem suas ondas cerebrais se animarem!

Para fazer: após identificar quais músicas te ajudam a estudar melhor, tente ouvir ou cantarolar a mesma música durante a realização de simulados.

Alguns estudos mostraram que, se você ouvir determinadas músicas enquanto estuda e ouvir as mesmas músicas novamente ao realizar uma prova, você conseguirá lembrar mais rápido dos assuntos e terá um melhor desempenho.

Que tal um pouco de Yoga?

Enquanto você estuda, sempre que começar a sentir cansaço ou até mesmo estressado, tire um minuto para praticar um pouco de yoga ou para regular sua respiração com a meditação.

Concentrar-se em sua respiração pode ajudá-lo a levar mais oxigênio ao cérebro, o que te deixará mais desperto. Também pode ajudá-lo a limpar sua mente e a estudar melhor depois.

Encontre aqui os melhores Cursos Online para Concursos

Tome um banho frio

Se você estiver estudando em casa, por conta própria, é importante tirar um momento para uma pausa no chuveiro!

Nada nos revigora como um bom banho, e se você for tomar, tente usar água fria!

Um banho com água fria é muito eficaz no combate ao cansaço. Assim que voltar aos livros, você notará que estará acordado e que sua mente está pronta para absorver mais conhecimento.

Coma bons alimentos

Comer bem enquanto você estuda é fundamental. Todo mundo gosta de lanchar enquanto folheia os livros, mas o que você come pode prejudicar ou ajudar em seus estudos.

Comer alimentos saudáveis, com ômegas e fibras, pode acordar o seu cérebro e ajudá-lo a se concentrar melhor.

Alimentos ruins que estão repletos de açúcares e carboidratos simples, como pães, podem realmente deixá-lo mais cansado e sonolento.

Assim, observe o que você come durante seu tempo de estudo e quais os efeitos em seu corpo. Frutas são uma boa pedida quando falamos em lanches saudáveis!

Como podemos ver, existem muitas coisas que você pode fazer para animar seu o cérebro e o seu corpo enquanto você estuda. Assim, há necessidade de se deixar consumir pela fadiga mental.

Coloque nossas dicas em prática e estude de uma forma muito mais produtiva e divertida!

Quer dicas e informações exclusivas sobre Concursos Públicos?

Conteúdo relacionado

Porque você não é aprovado em nenhum concurso público

Porque você não é aprovado em nenhum concurso público

Não passou no Concurso Público? Leia esse artigo e descubra o que falta para a sua aprovação!  Não ser aprovado em um Concurso Público é um assunto desconfortável para muitas pessoas. Aquele “_Passou?_” dos amigos e familiares costuma ser bastante doloroso para quem se dedicou e, mesmo assim, não conseguiu a sonhada aprovação. A verdade é que, hoje em dia, está cada vez mais difícil ingressar no setor público.

Concurso para a polícia militar

Quer fazer o concurso para a Polícia Militar? Saiba como funciona! O ano de 2018 está repleto de concursos previstos e em andamento, e grande parte desses são para a Policia Militar de vários estados! E essa é uma ótima notícia para os concurseiros de plantão. Atualmente, muitas pessoas concorrem em concursos militares com o desejo de ingressar nas fileiras da Instituição Policia Militar. O Policial Militar constitui e se apresenta como uma das profissões mais apreciadas por muitos jovens que buscam entrar e seguir esse caminho profissional.

Aprenda a Organizar o Seu Local de Estudos e Eliminar Distrações

Aprenda a Organizar o Seu Local de Estudos e Eliminar Distrações

Quando você passa horas em sua escrivaninha/mesa todos os dias, até mesmo as menores coisas podem afetar muito sua produtividade. Seu local de estudos não deve ser desgastante, mas é isso que mesas bagunçadas, pouca iluminação e barulhos desconfortáveis fazem - mesmo que você não perceba. Com alguns pequenos ajustes, no entanto, você pode otimizar esse ambiente, tornando-o ideal para suas manhãs, tardes e noites de estudo. Elementos Importantes Em Um Local De Estudos Ideal É importante não subestimar quanto o ambiente pode influenciar sua produtividade.